Atuando em novos palcos: diálogos entre o teatro e a educação ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-05-18

Autores

Anseloni, Érika Pioltine [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As questões ambientais cada vez mais vêm sendo alvo de preocupações e discussões mundiais. O processo educativo, então, há algumas décadas vêm sendo valorizado como uma possibilidade de lidar com essas questões e de trabalhar pela transformação das relações sociedade-natureza. Contudo, o campo da Educação Ambiental é marcado por uma variedade de discursos, compreensões, interesses e posicionamentos que precisam ser percebidos uma vez que refletem diretamente no tipo e na qualidade das práticas desenvolvidas. Nesta pesquisa, sugerimos que, nas diferentes ações educativas envolvendo a temática ambiental, alguns recursos, como a arte da qual destacamos o teatro representam novas possibilidades pedagógicas, podendo envolver dimensões de conhecimentos, de valores e de participação política, entre outros. Percebendo que alguns educadores e autores compartilham desta perspectiva, este trabalho procurou realizar um levantamento, no estado de São Paulo, de diferentes práticas pedagógicas que aliassem de alguma maneira Educação Ambiental e teatro. Constatamos, então, uma variedade de práticas, procedimentos e abordagens teatrais utilizadas associadas a diferentes perspectivas de concepções de Educação Ambiental. Percebemos que ainda há uma forte presença de entendimentos e práticas mais conservadoras de Educação Ambiental, pautadas numa compreensão simplista ou reducionista das questões ambientais, voltadas a aspectos comportamentais, de individualização de responsabilidade, desconsiderando-se o contexto histórico-social no qual estão inseridos. Por outro lado, ainda algumas perspectivas mais críticas também foram interpretadas, apresentando uma compreensão mais elaborada a articulada das questões ambientais e uma idéia de processo educativo relacionado à formação...
The environmental issues have become a target of discussions and worries of the whole world. The educational process, then, for some decades has been identified as a possibility of dealing with these questions and working on changes in the society-nature relations. However, the Environmental Education field is built on a great variety of speechs, comprehensions, interests and positions that must be caught on because they directly incide on the practices quality. In this research, we suggest that in the different actions envolving environmental issues, some resources, such as art and mainly the theater show us new educational possibilities, involving aspects of knowledge, values and participation. Knowing that some educators share the same perspective, this work made a survey of practices involving theater and Environmental Education in the São Paulo state. So, we could see a variety of theatrical practices, procedures and approaches associated to different Environmental Education perspectives. Furthermore, we could indentify a strong presence of conservative understandings and practices, with a limited comprehension of the environmental issues, closed to behavioral aspects, individualization of the responsibility, not considering the social-historical contexts. On the other hand, some perspectives are more elaborated and articulated about envionmental questions and the educational process is seen as critical and it stimulates participation, aiming a transformation of the society. In both perspectives the theater as a play is its most used form, although there are others practices. Lots of theatre contributions to the Environmental Education were discussed, considering other authors and the subjects investigated and pointed here... (Complete abstract, click electronic address below)

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Arte - Educação, Teatro, Ação cultural, Art education, Theater, Cultural action

Como citar

ANSELONI, Érika Pioltine. Atuando em novos palcos: diálogos entre o teatro e a educação ambiental. 2006. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.