Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências
Carregando...
Data
2003-12-17
Autores
Yllana, Maurien Rose Silva [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Vários foram os caminhos percorridos durante a pesquisa, bem como vários problemas foram alvos de atenção na medida em que apareciam para mim, dificultando situar o fenômeno e os seus horizontes de inquérito. Situar o problema em si, visando à motivação inicial, não foi, então, uma tarefa fácil. Inicialmente, à pesquisa tinha o objetivo de saber se o interesse dos alunos do Ensino Fundamental teria diminuído nas aulas de ciências, em seguida, passou a investigar sobre a manifestão do fenômeno interesse, visando ainda à diferenciação de motivação. Após o mergulho nas entrevistas realizadas com 6 professores de ciências do ensino fundamental II (4 professores pertencentes à rede particular de ensino e 2 à rede estadual de ensino) e, com 169 alunos (85 pertencentes à escola particular e 84 à escola estadual), os horizontes de estudo se fizeram presente junto com a justificativa. Houve a necessidade em saber como os professores e os alunos experenciavam um determinado fenômeno, no caso, o interesse nas aulas de ciência. Sendo então, o objetivo do meu trabalho foi tentar compreender as concepções que professores e alunos possuem sobre um determinado fenômeno. Deve-se ressaltar que tal situalidade foi fruto da somatória das entrevistas e da metodologia utilizada - fenomenologia -, já que o pensamento, a experiência e vivência em si fazem parte do indivíduo, não sendo uma entidade isolada
Not available
Not available
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ciencia
Como citar
YLLANA, Maurien Rose Silva. Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências. 2003. 289 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.