Publicação: Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
Carregando...
Data
2012-08-31
Autores
Orientador
Gaspar, Alberto 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação buscou investigar e diagnosticar a qualidade da formação docente de licenciandos de um curso de Física por meio de sua atuação como monitores em um centro de ciências. Participaram da pesquisa seis alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFF - aos quais foram propostas a apresentação, a alunos do ensino fundamental de escolas da região, de duas demonstrações experimentais disponíveis no centro de ciências dessa universidade: 1) Arrepiar cabelos e II) Cama e banco de pregos. Foram investigadas as estratégias didáticas utilizadas pelos licenciandos-monitores e o domínio conceitual dos conteúdos apresentados, utilizando-se material empírico por mieo de anotação das apresentaçõpes das demonstrações experimentais. A análise das apresentações baseou-se no processo de formação de conceitos e na interrelação entre conceitos científicos apresentados pela Teoria Sócio-hiostórica de Vygostsky e nos construtos teóricos, definição de situação, a intersubjetividade e mediação semiótica, sugerido por Werstch (1984) para a melhor compreensão do conceito de Vygotskyano de zona de desenvolvimento imediato. Os resultados mostraram, de um lado, a deficiente formação pedagógica e conceitual dos licenciandos investigados em relação as demonstrações apresentadas e, de outro, a validade da utilização do ambiente de um centro de ciências para diagnosticar e aprimorar a qualidade da formação inicial de licenciados em Física
Resumo (inglês)
In this work, we sought to investigate and diagnose the quality of teacher education of undergraduates in courses in Physics, through their role as monitors in a science center. Six students of Physics form the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participated of research, to whom where proposed presentation, to elementary students from area schools, of two experimental demonstrations available at the Science Center of this University: (a) ruffling hairs and (b) bank and bed of nails. Some teaching strategies used by undergraduates-monitors and conceptual domain of content submitted were investigated, using empirical data obtained data obtained by the annotation of presentations of experimental demonstrations. The analysis of the presentations was based on the process of formation of concepts and the interrelationship between scientific conceps presented by Socio-historical Theory of Vygotsky and the theoretical constructs, definition of situation, intersubjectivity and semiotic mediation, suggested by Wertsch (1984) for a better understanding of the concept Vygotskian of the Zone of Proximal Development. The results showed, on the one hand, a defective conceptual and pedagogical training of undergraduates investigated in relation to statements made and, on the other hand, the validity of using the environment of a science center to diagnose and improve the quality of training of undergraduates in Physics
Descrição
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Luciene de Fátima da. Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.