Alguns reflexos da didática construtivista no ensino de matemática nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-03-13

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa investigou a utilização da Espistemologia Genética piagetiana através da análise das ações didáticas adotadas por quatro professores (sendo cada um pertencente às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental) durante a abordagem dos conteúdos matemáticos. Além disso, observou-se como ocorreu a apropriação do construtivismo piagetiano à constituição da prática docente dos referidos professores. Configurando uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, a coleta dos dados foi realizada por meio dos seguintes instrumentos/métodos: I - Entrevistas estruturadas, II - Questionários abertos, fechados e mistos, III - Observação de campo. Após dois meses de pesquisa de campo, em duas escolas pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de Bauru, identificaram-se os seguints aspectos com relação às ações didáticas: as professoras da 1ª e 2ª séries utilizaram exclusivamente o método expositivo-transmissivo (caracteristicamente do Ensino Tradicional); a docente da 3ª série usou conjuntamente com a exposição-transmissão alguns elementos construtivistas (a operação sobre o material concreto, o questionamento visando à ocorrência do pensar sobre a ação, a interação entre alunos e professora); o professor da 4ª série foi o que mais apresentou estratégias didáticas construtivistas, tais como a dinâmica de grupo, a avaliação diagnóstica, a proposição de situações problema e questionamentos, permitindo aos estudantes tomarem consciência (em maior probabilidade) de suas ações. A respeito da apropriação da teoria de Piaget, observaram-se algumas compreensões distorcidas, sendo possível afirmar que esta apropriação ocorreu de modo difuso/fragmentado e (em alguns casos) contraditório. Por fim, as 'idéias construtivistas' mais discursadas pelos quatro professores participantes foram: a construção contínua...
The present study investigated the utilization of the Piaget's Genetic Epistemology through the analysis of the didactic actions adopted by four professors (being each one from the first four grades of the Elementary Education) during the teaching of elementary mathematics. In addition, it was observed the manner in which the Piaget's constructivist approach was developed within the teaching practice of these professors. Throughout a qualitative research, such as case study, the data gathering was realized through the following methods: I - Structured interviews, II - Opened, closed and mixed questionnaires, III - Field observation. After two months of field research in two different schools that belong to the Department of Education of the County of Bauru, the following aspects were observed regarding the teaching actions: the teachers of the '1 POT. st' and '2 POT. nd' grades utilized only the exposing method (characteristically to the traditional teaching method); the teacher of the '3 POT. rd' grade in addition to the exposing method utilized also a few constructivist elements (the operation of the concrete material, the questioning utilizing the thought processing over the action, as well as the interrelationship between the teacher and students); the '4 POT. th' grade teacher was the professional who most presented constructivist didactic strategies, such as the group dynamic, diagnostic evaluation, the presentation of problem-situations with questions that promotes students' conscientization (in higher probability) of their actions. Regarding the Piaget's theory approach, some distorted comprehensions were observed, which leaded us to conclude that it occurred in a diffused/fragmented manner and in some cases contradictory. Finally, the constructivist ideas most adopted by the four teachers were: the continue construction of the logical-mathematical knowledge and the necessity of concrete manipulation.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Epistemologia genética piagetiana, Saberes docentes, Ensino de matemática, Didática da matemática, Piaget's genetic espistemology, Teaching knowledge, Mathematical education, Professor's formation, Mathematic didactics

Como citar

CAETANO, Richael Silva. Alguns reflexos da didática construtivista no ensino de matemática nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 218 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.