Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-07-06

Autores

Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de idéias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira. Para tanto, um curso de Extensão sobre construção de WebQuests foi oferecido aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro - SP, os quais, posteriormente, utilizaram as WebQuests construídas como material didático durante o Estágio Supervisionado (prática docente) que realizaram junto a uma escola pública de Rio Claro, SP. O curso de Extensão, assim como toda a investigação aqui apresentada, foi desenvolvido tendo por base a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso, nos embasamos em trabalhos que tratam da formação inicial docente, em especial, do professor de Matemática, e também, da importância da Educação Financeira na vida das pessoas. Baseados no estudo realizado, cremos que a partir do momento que os licenciandos vivenciarem uma formação inicial diferenciada, que privilegie também o uso das TIC na Educação, além dos conteúdos específicos, estaremos formando professores mais propensos a usarem as TIC em sua prática docente, de forma a propor a seus alunos situações nas quais eles terão que criar, discutir e refletir sobre suas ações.
In this dissertation we accosted concerning questions to the inicial formation of the Mathematics teachers, starting from the incorporation of theTechnologies of Information and Communication (TIC) and of ideas related to the need of a Financial Education for all. In this sense, our objective was to investigate the contributions that appear to the pedagogic practice of the graduates in Mathematics when they build and they apply WebQuests about the context of the Financial Mathematics. For so much, a course of Extension about construction of WebQuests was offered to the students of the Degree Course in Mathematics of UNESP, Rio Claro - SP, the ones which, later, they used WebQuests built as didactic material during the Supervised Apprenticeship (teaching practice) that accomplished a public school of Rio Claro, SP. The course of Extension, as well as all the investigation here presented, it was developed having for base the theory of learning construcionista. Besides, ourselves based in works that treat of the teaching initial formation, especially, of the Mathematics teachers, and also, of the importance of the Financial Education in the people's life. Based on the accomplished study, we believe that starting from the moment that the graduates live a differentiated initial formation, that it also privileges the use of TIC in the Education, besides the specific contents, we will be forming teachers more prone to use TIC in his educational practice, in way to propose to their students situations in which they will have to create, to discuss and to contemplate about their actions.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Matematica financeira, Tecnologias de informação e comunicação, Educação financeira, Financial mathematics, Financial education

Como citar

GOUVEA, Simone Aparecida Silva. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest. 2006. vii, 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.