Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-04-02

Autores

Bovo, Audria Alessandra [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do o de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEEISP). A análise foi feita tanto r termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma Jrdagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional TEs) - órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das .bservações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os ores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com - professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. .j tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à z da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões...a a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.
The objective of this study was to analyze the continuing education of mathematics teachers state of São Paulo for the use of computers in the schools, focusing on the actions of the iunent programs Prolnfo (Braziian Ministry of Education) and The New Face of the Schools omputer Age (São Paulo State Department of Education). The analysis looked at the posal of the programs, i.e., considering the planning of the actions, as well as the mentation, considering the actions as they went into effect. Using a qualitative research 1 followed two Regional Centers of Educational Technology (Núcleos Regionais de no1ogia Educational - NRTEs), responsible for training teachers and providing pedagogical and support to schools. The data analyzed included official program documents, field of observations of two mathematics workshops (one in each NRTE), questionnaires ninistered to workshop participants, and interviews with coordinators of the NRTEs as well as - teachers that administer workshops to their co-workers. The tensions between the roposal and the implementation that emerged from the data analysis are discussed in the light of literature on teachers and computers. Some suggestions are presented regarding continuing 1 ofmathematics teachers in the use of computers in the classroom.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Educação - Informática, Matemática - Estudo e ensino, Politicas publicas, Formação de professores de Matemática, Informática educativa, Políticas públicas educacionais, Prolnfo, A escola de cara nova na era da informática, Mathematics teacher education, Computers in education, Education public policy

Como citar

BOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. 2004. v, 146 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.