O papel da educação e do Lyceu dirigido pelo Prof. Salathiel de Almeidana configuração do contexto geopolítico, social e econômico de Muzambinho (MG)

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Data

2009-05-25

Autores

Magalhães, Otávio Luciano Camargo Sales de [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Muzambinho(MG) apresenta características singulares nos contextos geopolítico, social e cultural, sendo pólo estudantil. Tais características provavelmente possuem relação com a existência de uma escola a partir de 1901, inicialmente como Lyceu e, em 1929, como Ginásio Mineiro, dirigido pelo idealista prof. Salathiel de Almeida. A escola, equiparada ao Colégio Pedro II, é uma das mais antigas instituições públicas de ensino secundário do Brasil. Nela estudaram e lecionaram renomados escritores, políticos e artistas. Foi palco de inúmeros eventos artísticos e culturais, e sua história acompanhou de perto transformações políticas brasileiras da primeira metade do século XX. Salathiel foi reconhecido pelo filósofo Jackson de Figueiredo, que chamou Muzambinho de “Athenas do Sul de Minas”, e Salathiel de “maior dos educadores de seu tempo”. Esse trabalho trata, sob a ótica de um Educador Matemático, um pouco da História da Educação Brasileira na República Velha e Era Vargas e de suas relações com a política, e configura Muzambinho como exemplo de cidade marcada pela história de um colégio. O trabalho, feito sob a forma de História Cultural, utiliza-se principalmente de fontes primárias e produz história dessa escola e de Muzambinho, de 1901 a 1951, e suas inter-relações com a política e legislação educacional brasileira.
Muzambinho (MG) presents unique characteristics in geopolitical, social, and cultural contexts and its student center. These characteristics probably are related to the existence of a school in 1901, initially as Lyceu and in 1929, as Ginásio Mineiro, headed by idealistic teacher Salathiel de Almeida. The school, like Colégio Pedro II, is one of the oldest institutions of secondary education in Brazil. Renowned writers, politicians and artists have studied and teach there. It was the scene of numerous artistic and cultural events, and its history has seen closely the Brazilian political changes in the first half of the twentieth Century. Salathiel was recognized by the philosopher Jackson de Figueiredo, who drew Muzambinho of Athens of the South of Minas, and Salathiel of the greatest educator of his time. This work is about the History of Brazilian Education in the Old Republic and Vargas Age, seen by a Maths educator perspective, and its relationship with politics, and it sets Muzambinho as an example of town marked by the story of a school. The work, done as Cultural History, is used mainly to primary sources and describes the history of the school and Muzambinho from 1901 to 1951, and also their inter-relations with the Brazilian educational policy and legislation.

Descrição

Palavras-chave

Educação – História – Brasil, Ensino secundário - História, Educação e Estado, Política educacional, Almeida, Salathiel de, Muzambinho (MG), Brasil Historia Republica Velha 1889-1930, Era Vargas, History of secondary education, Relationship between politics and education, History of brazilian education in the Old Republic and Vargas Age

Como citar

MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales de. O papel da educação e do Lyceu dirigido pelo Prof. Salathiel de Almeidana configuração do contexto geopolítico, social e econômico de Muzambinho (MG). 2009. 553 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.