As TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-06-28

Autores

Atayde, Rodrigo Florêncio de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo observar nas relações que graduandos e professores estabelecem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), suas crenças em relação ao uso das TICs durante o processo de formação de professores de língua estrangeira. Para tanto, buscamos no curso de Letras a disciplina Laboratório de Línguas como ambiente para levantamento das crenças dos graduandos e da professora em relação ao discurso e ao uso das TICs. Buscou-se, também, propiciar à professora e aos alunos participantes atividades práticas com propósito de observar possíveis mudanças das crenças dos envolvidos em relação ao discurso e ao uso das TICs. Assim, adotamos uma abordagem contextual (Barcelos, 2001) para o estudo das crenças e, para tal, o contexto histórico, político, ideológico, cultural e social dos envolvidos. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina Laboratório de Línguas ministradas no curso de Letras durante dois semestres de trinta e seis horas aulas cada. Os participantes desta pesquisa foram 16 alunos da disciplina e a professora que ministrou as aulas. Como instrumento para coleta de dados recorrermos à aplicação de questionários, autobiografias, entrevistas semi-estruturadas realizada com os alunos e com a professora todas gravadas em áudio, observação de aulas, sessão de visionamento, diário do pesquisador, gravação de aulas em vídeo e áudio. Os dados revelam que os graduandos e a professora possuem crenças em comum relação à disciplina Laboratório de Línguas, pois ora reconhecem a importância das TICs numa sociedade altamente tecnológica, ora apresentam contradições entre discurso e prática em relação e ao uso das TICs. No entanto, é possível notar mudanças positivas nos discurso que apontam mudanças nas relações dos graduandos e da professora frente às TICs
The present research by qualitative nature had the aim to observe the relations of the pupils and professors establish with the Information and Communication Technologies (ICT), their beliefs regarding to the use of ICTs during the graduation process as a Foreign Language Teachers. Therefore, we searched in the Language Degree course the Language Laboratory discipline as environment to raising the pupils and professor beliefs in relation to the speech and use of ICTs. We searched as well, provide to the professor and pupils practice activities with the purpose to observe possible changes in the students‟ beliefs regarding to the speech and use of ICTs. Thus, we adopted a contextual approach (Barcelos, 2001) to the study of beliefs and the historical, political, ideological, cultural and social context of the students. The data were collected during the Language Laboratory disciplines taught in the Language Degree course during two semesters of thirty six hours each. The participants of this research were sixteen students of this discipline and the teacher that taught them. The data were collected through questionnaires, autobiography, semi-structured interviews realized with the pupils and professor all recorded in audio, observation in class, viewing sessions, researcher diary, and audiovisual classes recordings. Data reveals that the pupils and professor have their own beliefs in common relation to the Language Laboratory discipline; therefore they know the importance of ICTs in a highly technological society, and however they present contradictions between speech and practice in relation and use of ICTs. Nevertheless, it is possible to notice positive changes in the speech that points to changes in the student and professor‟s relation front ICTs

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia da informação, Comunicação na tecnologia, Inovações tecnologicas, Efeitos de inovações tecnológicas - Estudo e ensino (Superior), Língua estrangeira - Formação de professores, Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) - Usos e crenças, Information and Communication Technologies (ICT), Foreign language and beliefs

Como citar

ATAYDE, Rodrigo Florêncio de. As TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduação. 2010. 119 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.