Leitura e escrita em fonoaudiologia: a transição de paradigmas

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Data

2005

Autores

Teixeira, Angela Castelo Branco [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com a finalidade de identificar os pressupostos teóricos-metodológicos e as possíveis transições paradigmáticas da Fonoaudiologia Escolar na área de Linguagem Escrita, a partir do conjunto de duas diferentes concepções de realidade: fundamentos do Paradigma Positivista e demais tendências Humanistas do pensamento científico, analisamos os artigos publicados em duas revistas científicas desta área. O material foi selecionado por apresentar um demonstrativo do pensamento da fonoaudiologia escolar no Estado de São Paulo, uma vez que a primeira revista é vinculada ao Conselho Regional de Fonoaudiologia, a Revista de Atualização Científica Pró-Fono, e a segunda vinculada à Pontifícia Universidade Católica, Revista Distúrbios da Comunicação. É importante ressaltar que ambos os periódicos são considerados pela comunidade científica da área como sendo de qualidade. Caracterizamos o panorama atual de publicações do período de 1997 à 2002. Para tal análise, privilegiamos os conceitos de Ciência, Linguagem Escrita e Intervenção Fonoaudiológica presentes em cada artigo e identificamos três momentos distintos: o primeiro assemelha-se às principais características do paradigma científico Positivista, o segundo pode ser considerado como um período de transição, ou seja, ora possui indícios de concepções mais positivistas ora de concepções mais amplas e sociais, e o terceiro, um conjunto de publicações que questiona a vertente positivista e adota concepções mais subjetivas, históricas, culturais e sociais. Para a definição do paradigma Positivista utilizamos conceitos de Filosofia da Ciência, que configuram um olhar objetivo sobre a realidade, e as implicações desta vertente científica na Fonoaudiologia é a prática voltada para a mensuração de comportamentos, ênfase apenas em aspectos observáveis...
Aiming at stating the notion of the scientic pratice and the possible paradigmatic transitions the Scholl Phonoaudiology is submitted to in the subjects involving reading na writung, we have inquired into the concepts subjacent to the articles issued by two important scientific magazines in this area. Therefore, the present work deals with the movement of transition of paradigmatic conceptions undergone by Phonoaudiology in the areas of readind and writing. The chosen material is suposed to show a substractum os São Paulo State thinking on scholar Phonoaudiology, since the first magazine, entitled Revista de Atualização Científica Pró Fono is hold by the Conselho Regional de Fonoaudiologia, and the second one, Revista Distúrbios da Comunicação is issued by the Pontifícia Universidade Católica in São Paulo. Needless to say that both periodicals are considered as high-quality magazines by the scientific community in this area. We have characterized na up-to-date panorama of the material issued by above-mentioned magazines comprising the issues between 1997 and 2002. In this research we have privileged the concepts of Science, Written, Language and Phonological Intervention contained in each article; and therefrom, we happened to identify three different moments: the first of them is alike to the main characteristics of the Positivistic scientific paradigm; the second one may be considered as a transition period, in which hints of more technical conceptions alternate with wider and more social ones; in a third momente, a set of issues was investigated arguing the Positivistic trend in one hand, and, in the other, adopting more social, cultural, historical and subjective conceptions. In order to define the positivistic paradigm, we have used some concepts out of the Pilosophy os Science making up a positive and technical sight cast on reality... (Complete abstract, click electronic address below)

Descrição

Palavras-chave

Fonoaudiologia - Pesquisa, Artigos de periódicos - Fonoaudiologia, Distúrbios da linguagem nas crianças

Como citar

TEIXEIRA, Angela Castelo Branco. Leitura e escrita em fonoaudiologia: a transição de paradigmas. 2005. 234 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.