Publicação: Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
Carregando...
Data
2003-01-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.
Resumo (inglês)
In this paper, we focus some relevant aspects about teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of comum sense and the relations between the energy transformations and environment , as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that related energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, trough the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.