O esquema de ação e a constituição do sujeito epistêmico: contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-06-01

Autores

Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir da consideração, feita pelo próprio Jean Piaget, de que a Epistemologia Genética é uma teoria do conhecimento, em seu sentido pleno, e que realiza também uma crítica dos conhecimentos (portanto é uma epistemologia) e de suas gêneses (no indivíduo e históricoculturalmente), o objetivo central desta Dissertação é o de apresentar algumas contribuições essenciais que a Epistemologia Genética pode trazer às discussões contemporâneas em Teoria do Conhecimento. Nela, mostramos como conceitos centrais como os de ação, esquema de ação e sistema de esquemas de ação, bem como o de processo de adaptação-organização, fazem parte de um modelo biológico-cognitivo que possibilita explicar, por um lado, a constituição das estruturas necessárias ao conhecimento e, por outro, a própria estruturação do real pelo sujeito epistêmico, i.e., o sujeito do conhecimento. Empreendemos aqui uma sistematização das definições e conceitos que permitem essa explicação e mostramos como o sistema de esquemas de ação do sujeito epistêmico se constitui como estofo da sua estruturação do real, em particular das noções de objeto permanente e de espaço objetivo. Por questão de delimitação, tratamos apenas do período inicial da construção do sistema de esquemas de ação (Período Sensório- Motor).
À partir de la considération, qui a été faite par Jean Piaget, de que l’Épistémologie Génétique est une théorie de la connaissance, dans son plein sens, et que elle fait aussi une critique des connaissances (donc c’est une épistémologie) et de ses genèses (dans l’individu et dans l’historique-culturellement), l’objectif central de cette dissertation c’est de présenter quelques contributions indispensables que l’Épistémologie Génétique peut porter aux débats contemporains en Théorie de la Connaissance. Dans celle-là, nous montrons comme concepts centraux, comme ceux de l’action, du schème de l’action et du système de schèmes de l’action, ainsi que celui de la procédure d’adaptation-organisation, qui font partie d’un modele biologique-cognitif qui rend possible expliquer, d’un côté, la constitution des structures nécessaires à la connaissance et, de l’autre côté, la juste structuration du réel par le sujet épistémique, i. e., le sujet de la connaissance. Entreprenons ici une systematisation des définitions et concepts qui permettent cette explication et nous montrons comme le système de schèmes d’action du sujet épistémique se forme comme étoffe de sa structuration du réel, en particulier des notions d’objet permanent et d’espace objectif. Par raison de délimitation, nous parlons juste de la période initiale de la construction du système de schèmes de l’action (la Période Sensori-Moteur).

Descrição

Palavras-chave

Piaget, Jean, 1896-1980, Epistemologia genetica, Teoria do conhecimento, Período sensório-motor, Sujet Épistémique, Schème de l’Action, Connaissance, Adaptation, Organisation, Période Sensori-Moteur, Jean Piaget

Como citar

MARÇAL, Vicente Eduardo Ribeiro. O esquema de ação e a constituição do sujeito epistêmico: contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento. 2009. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.