A implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) em Pompeia (SP): (re)construindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-06-18

Autores

Nascimento, Juliane do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo insere-se na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, câmpus de Presidente Prudente. Seu objetivo é investigar a implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) no município de Pompeia (SP), tendo em vista o processo formativo em Matemática desenvolvido pela pesquisadora/formadora com os professores participantes do projeto. Como objetivos específicos foram instituídos: analisar a proposta do projeto e os materiais do PIC de 4º e 5° anos em relação à Matemática, identificando em que medida as atividades apresentadas contemplam as necessidades de aprendizagem dos alunos diagnosticadas pela pesquisadora/formadora; investigar como as professoras concebem as defasagens de aprendizagem dos alunos e o que elas pensam a respeito da proposta de trabalho presente no material do PIC em relação à Matemática; analisar a formação recebida pela pesquisadora/formadora; analisar a adequação do projeto e da formação proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) tendo em vista às necessidades e o contexto de trabalho dos professores do PIC; analisar as dificuldades enfrentadas pelas professoras em relação à Matemática e as ações desenvolvidas no decorrer do processo de formação em vista de sua superação; apontar as contribuições e limitações do processo formativo em Matemática desenvolvido pela pesquisadora/formadora com as professoras do PIC. A abordagem metodológica adotada na pesquisa, de cunho qualitativo, foi do tipo pesquisa-ação...
The current study is part of the line of research Practice and Formative Processes in Education Post Graduation in Education, College of Science and Technology, UNESP, Campus Presidente Prudente. Its goal is to investigate the implementation of the Cycle Intensive Project (PIC) in Pompeia (SP), it aimed the formative process in mathematics, developed by the researcher / trainer with the participating teachers in the project. Specific goals were set like: analyzing the proposed project and materials of the PIC of 4th and 5th years regarding to mathematics, identifying the extent to which the presented activities include the learning needs of students diagnosed by the researcher / trainer; investigating how the teachers devise the learning gaps of students and what they think about the proposed work in the material of the PIC in relation to Mathematics; analyzing the training received by the researcher / trainer; analyzing the adequacy of the project and the training offered by the Department of Education of the State in São Paulo (SEESP) with a view to the needs and context of teachers' work on the PIC, analyzing the difficulties faced by teachers regarding to mathematics and the actions developed during the training process in order to overcome them, pointing out the contributions and limitations of the formative process in mathematics developed by the researcher / trainer with the teachers of the PIC. The methodological approach adopted in the survey, on a qualitative imprint, was a kind of action... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Matemática - Formação de professores, Ensino fundamental

Como citar

NASCIMENTO, Juliane do. A implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) em Pompeia (SP): (re)construindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática. 2012. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.