Publicação:
Modelos matemáticos e aplicações ao ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-08-15

Orientador

Gadotti, Marta Cilene

Coorientador

Pós-graduação

Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste trabalho apresentamos os fundamentos básicos da teoria das equações diferenciais ordinárias, instrumentos indispensáveis na modelagem matemática de problemas nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Também discutimos alguns modelos clássicos na literatura e apresentamos critérios que asseguram a estabilidade das solu- ções de uma equação diferencial, assunto de grande interesse para todos que estudam este tema. Além disso, apresentamos duas propostas didáticas para os professores de matemática da educação básica que desejam incluir a modelagem em suas aulas como elemento motivador para um estudo signi cativo dos temas discutidos nos currículos do Ensino Médio

Resumo (inglês)

We present the fundamentals of the theory of ordinary di erential equations, indispensable tools in mathematical modeling of problems in various areas of human knowledge. We also discuss some classic models in mathematical literature and present criteria to ensure the stability of the solutions of an equation di erentiates subject of great interest to all who study the subject. Furthermore, we present two proposals for the teaching of mathematics teachers of basic education who want to include modeling in their classes as motivator for motivating and meaningful study of the topics discussed in the curricula of secondary education

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MAGRINI, Luciano Aparecido. Modelos matemáticos e aplicações ao ensino médio. 2013. 119 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação