Análise de marcadores moleculares RAPD em espécie de morcegos dos gêneros Eumops, Molossus, Eptesicus, Myotis e Artibeus (Chiroptera, Mammalia)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-02-20

Autores

Moreira, Paula Renata Lopes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Foi utilizada a técnica de RAPD para estudo da variabilidade genética e identificação de marcadores moleculares, em sete espécies de morcegos pertencentes a cinco gêneros e três famílias: E. glaucinus, E. perotis, M. molossus, M. rufus (Molossidae), E. furinalis, M. nigricans (Vespertilionidae) e A. planirostris (Phyllostomidae). Para amplificação do DNA genômico foram utilizados 20 primers decaméricos que juntos produziram 741 bandas, identificadas pelos tamanhos dos fragmentos em pares de bases (pb). As bandas foram registradas quanto a presença e ausência em cada indivíduo e os dados usados na construção de uma matriz binária e analisados estatísticamente e filogeneticamente com auxílio do programa Popgene 1.31 e PAUP 4.0b/0. O número total de bandas produzidas variou em cada espécie, sendo M. molossus a espécie que apresentou o maior número de bandas (369), e E. glaucinus o menor número (239). O número de bandas polimórficas e as freqüências relativas e médias em cada espécie também variaram. As maiores freqüências médias de bandas polimórficas foram apresentadas pelos primers 1, 2, 3, 7, 8, 18 e 19. Entre as espécies, M. molossus foi a mais polimórfica (43%), seguida de M. nigricans (40,1%), A. planirostris (32,9%), E. furinalis (31,4%), E. glaucinus (29,4%), M. rufus (28,5%) e E. perotis (23,1%). Outras bandas foram reconhecidas como monomórficas para uma espécie, sendo quatro para M. nigracans, duas para M. molossus, uma para E. glaucinus e uma para E. furinalis. Apesar de monomórficas para a espécies, quando os fragmentos foram utilizados como sondas em procedimentos de hibridação in situ cromossômicos e nuclear eles hibridaram com diferentes espécies, não confirmando a especificidade da banda. A diversidade gênica calculada segundo Nei (1973), foi analisada para a população, representada pelas sete espécies...

Descrição

Palavras-chave

Citogenética, Morcego, Hidribização in situ fluorescente, Chiroptera, Vespertilionidae, Molossidae, Phyllostomidae

Como citar

MOREIRA, Paula Renata Lopes. Análise de marcadores moleculares RAPD em espécie de morcegos dos gêneros Eumops, Molossus, Eptesicus, Myotis e Artibeus (Chiroptera, Mammalia). 2004. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2004.