Um roteiro para aquisição, criação e armazenamento do conhecimento: uma pesquisa-ação em uma organização do setor da construção civil

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Data

2010-04-19

Autores

Renofio, Tatiana de Cássia Zilio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A sociedade baseada na informação é complexa e as instituições nela inseridas também se tornaram complexas. Historicamente, as pessoas vêm sendo encaradas pela organização como um insumo, ou seja, um recurso a ser administrado. No modelo de gestão do conhecimento, as pessoas tornam-se o principal diferencial para a gestão estratégica e competitiva do negócio. As organizações sempre procuraram a valorizaram o conhecimento. A novidade está no reconhecimento de que o conhecimento é um ativo necessário a ser gerido com a mesma atenção dedicada aos demais ativos. É preciso cultivar um clima de inovação e criatividade, permitindo a formação de conhecimento, que deve ser incutido na cultura organizacional, nos valores e nas crenças, levando à disseminação do conhecimento e à inovação. Como a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode fomentar a criação e o armazenamento do conhecimento? Considerando a necessidade de mudanças e paradigmas compreendidos nos processos relacionados a conhecimento nas organizações, este trabalho tem como objetivo a proposição de um roteiro de aquisição, criação e armazenamento do conhecimento. A pesquisa realizada está fundamentada em um estudo descritivo de como a organização está assimilando a maior flexibilidade e interatividade na gestão do conhecimento. Para descrever essa proposta, esta pesquisa discute a gestão do conhecimento aplicada em uma empresa que estimula a prática de aprendizado e conhecimento entre as pessoas. Realizada por meio de referencial e pesquisa-ação em empresa do setor de construção civil, o objetivo deste estudo é apresentar um roteiro para de aquisição, criação e armazenamento do conhecimento
The society based in information is complex and the institutios included in it also became complex. Historically people have been faced by the organization as an imput, such as a resource to be management. In the model of knowledge management, people become the main differential for the strategic management and competitive business. Organizations have always search for and value the knowledge. The news is the recognition that knowledge is an asset to be management with the same attention devoted to other assets. We must cultivate an atmosphere of innovation and creativity, allowing the formation of knowledge that must be inserted in organizational culture, in values and in beliefs, leading to the dissemination of knowledge and innovation. As the development of an ERP (Enterprise Resource Planning) system can foster the creation and storage of knowledge? Considering the needs for change and paradigms understood in the process related to knowledge in organizations, this research aims to propose a guide for acquisicion, creation and storage of knowledge. The survey is based on a descriptive study of how organizations are taking in the more flexibility and interactivity in knowledge management. To describe this proposal, this research discusses the knowledge management applied in a company that encourages the practice of learning and knowledge among people. Performed by bibliographic reference and action-research in a firm of civil construction activities, the purpose of this study is to present a guide for acquisition, creation and storage of knowledge

Descrição

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Criação - Conhecimento, Aquisição - Conhecimento, Armazenamento - Conhecimento, Knowledge management, Guide for acquisition, Creation and storage of knowledge

Como citar

RENOFIO, Tatiana de Cássia Zilio. Um roteiro para aquisição, criação e armazenamento do conhecimento: uma pesquisa-ação em uma organização do setor da construção civil. 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.