Publicação: A piedade epicureia e a formação do campo politikós do Jardim
Carregando...
Data
2011-08-24
Autores
Orientador
Rossi, Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em finais do século IV a.C., as fronteiras socioculturais do mundo grego já haviam sido abertas por Alexandre Magno, as poleis já não tinham a mesma autonomia que outrora, o demos já não estava mais absorto nos assuntos públicos e a religiosidade conseguia manter a duras penas sua identidade tradicional pátria. O filósofo Epicuro foi fruto desse contexto e, como tal, esforçou-se para suprir a alma humana com princípios que pudessem ainda lhe elevar ao Olimpo. Contudo, mesmo pregando o apolitismo, sendo um espírito humanista e cosmopolita, não se pode dizer que se absteve da prática politiké. Este termo grego é um adjetivo que faz referência à politeía, a “prática da cidadania”, cujo campo, diferentemente da contemporaneidade, abrangia o espaço da política e da religiosidade. O mestre do Jardim, de modo aparentemente contraditório, orientava seus discípulos a exercitarem sua cidadania e, como cidadão de Atenas, anunciava suas participações nos principais festivais públicos da polis. Assim, a proposta desta dissertação lança a análise à compreensão do campo politikós do Jardim a partir dos valores que o estruturaram e sob a problemática da abalada piedade do período. A ruptura de Epicuro com o platonismo, que fez parte de sua formação filosófica juvenil, mostra-se decisiva para o entendimento de sua postura politiké e é esta a hipótese de que parte o estudo.
Resumo (inglês)
At the end of the fourth century BC, the socio-cultural boundaries of the Greek world had been opened by Alexander the Great, the poleis no longer had the same autonomy that once, the demo was no longer absorbed in public affairs, religion, the hard way could maintain their traditional identity homeland. The philosopher Epicurus was the result of that context and as such trengthening to meet the human soul with principles that could still elevate him to Olympus. However, even the apolitical preaching, being a humanist and cosmopolitan, you can not say who abstained from the politiké practice. This Greek word is an adjective that refers to politeía, the practice of citizenship, the field, unlike the contemporary, covering the space of politics and religion. The Master's Garden, so seemingly contradictory, directed his followers to exercise their citizenship and, as a citizen of Athens, announced its participation in major public festivals of the polis. The proposal of this dissertation introduces the analysis to the understanding of politikós field the Garden from the values in the structured and the problem of shaken piety of the period. The rupture of Epicurus with Platonism, which was part of his philosophical youth, seems crucial to understanding his politiké stance and this hypothesis is that part of the study.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CARVALHO, Rafael Virgílio de. A piedade epicureia e a formação do campo politikós do Jardim. 2011. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.