A Ciência da Informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-01-25

Autores

Bembem, Angela Halen Claro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O ser social, que é foco das pesquisas e ações da área de Ciência da Informação, habita diferentes espaços antropológicos - Terra, Território, Espaço das mercadorias e Espaço do saber (Lévy). A compreensão de como esse sujeito constrói conhecimento e como se apropria de tecnologias ocorre através da investigação acerca dos espaços que ele ocupa e dos que ainda ocupará. Os espaços antropológicos, que estão relacionados diretamente com a existência do homem, sua ocupação no espaço e sua localização no tempo, também podem ser analisados na trajetória de construção da Ciência da Informação. A história dessa ciência pode ser delimitada em três tempos - gerência da informação, relação informação e conhecimento e conhecimento interativo (Barreto). Cada tempo da Ciência da Informação corresponde a um paradigma, sendo eles o físico, o cognitivo e o social (Capurro). Tendo em vista que tanto a proposta dos espaços antropológicos como os tempos da Ciência da Informação tem o humana como centro, questiona-se se a cartografia antropológica proposta por Lévy poderia ser utilizada como plano de fundo para a compreensão da trajetória da Ciência da Informação. Haveria uma aproximação possível entre essas duas temáticas? Assim, o estudo se propôs a investigar as propriedades dos quatro espaços antropológicos - Terra, Território, Espaço das mercadorias e Espaço do saber (Lévy) - associando-os aos tempos da Ciência da Informação (Barreto), e considerando os paradigmas dessa ciência (Capurro). Para tanto, optou-se pela investigação teórica, de nível descritivo e exploratório, que permitirá aprofundar os estudos dos aspectos sociais e culturais das tecnologias da informação, e entender como a área de estudo se posiciona enquanto campo do conhecimento perante os diversos e dinâmicos desafios que a ela se apresentam. Pode-se observar que em cada espaço antropológico o fenômeno informação pode ser compreendido de uma forma. Os fatores técnico e tecnológico e as noções de informação em cada período caracterizam cada espaço antropológico e cada tempo da Ciência da Informação. Nota-se que há necessidade de intervenção da Ciência da Informação no que se refere à navegabilidade dos conteúdos disponíveis no Espaço do saber. Essa ciência também deve fornecer subsídios para que os sujeitos tornem-se cada vez mais autônomos nesse espaço antropológico. Há uma visível complexidade no Espaço do saber, e, por conseguinte, no tempo do conhecimento interativo. O Espaço do saber está em construção e sua efetivação depende da consolidação das estruturas que o procedem. Entende-se que o que precede o acesso aos conteúdos disponíveis no Espaço do saber são as formas de representação, as quais no plano da Ciência da Informação, e em especial na Biblioteconomia, carecem de revisão.

Descrição

Palavras-chave

Ciencia da informação - Estudo e ensino, Sistemas de recuperação da informação, Organização da informação, Tecnologias de informação e comunicação

Como citar

BEMBEM, Angela Halen Claro. A Ciência da Informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.