Mulheres em transgressão: a visibilidade da voz feminina em Vozes do deserto de Nélida Pinõn

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-06-20

Autores

Boso, Ednéa Aparecida da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste trabalho é demarcar o espaço da escritora Nélida Piñon na literatura de autoria feminina, refletindo sobre as vias de acesso que se abriram quando ela retomou uma das personagens mais conhecidas e míticas da história da Literatura Universal, Scherezade, no romance Vozes do deserto (2004). Este estudo permitiu que se realizasse uma reflexão mais acurada sobre a construção desta personagem a partir da perspectiva da critica feminista (SHOWALTER, 1994) e que se revelasse a condição feminina em um sistema hegemônico, coercivo e patriarcal que legitima as situações de poder, submissão, opressão e violência em relação às mulheres. Sendo assim, este trabalho é um convite para que se conheça a contribuição de Nélida Piñon à luz da evolução contemporânea e da emancipação consciente das mulheres que ousaram transgredir os limites do tempo e espaço em prol de sua visibilidade, independência, liberdade e reconhecimento como sujeito da história. Esses aspectos permitem contemplar as três fases: feminina, feminista e mulher, da literatura de autoria feminina estabelecidas por Elaine Showalter. Apesar de esta obra de Nélida Piñon ser ainda pouco estudada pela crítica brasileira, ela é importante também para os estudos da ginocrítica devido ao discurso crítico especializado sobre os textos produzidos por mulheres. Esta dissertação pretende valorizar o ser mulher que protagoniza não somente a história, mas a ascensão do seu próprio destino no mundo. Em conclusão, a escritora é nome de relevo para o universo literário brasileiro, sendo uma profunda conhecedora da história das mulheres e, portanto, atenta e comprometida com o atual cenário sócio-político cultural brasileiro
The genesis of this work is to demarcate the area of the writer Nélida Piñon in the female authorship literature reflecting about the access roads that were opened when the author retook one of the most well-known and mythical character of the Universal Literature – Scherezade – in the novel Voices of the Desert (2004). So, this study allowed to realize a more accurate reflection about this character’s construction from the perspective of feminist criticism (SHOWALTER, 1994) bringing out the feminine condition in a hegemonic system, coercity and patriarchal that legitimizes the power situations, submission, oppression and violence against women. Therefore, this work is an invitation to know Nélida Piñon’s contribution in contemporary evolution and women’s emancipation awareness who dared to transgress the boundaries of time and space to promote their visibility, independence, freedom and recognition as a subject of the history. These aspects allow to gaze on the three phases: feminine, feminist and female of the Women’s literature established by Elaine Showalter. Although this novel has been little researched by Brazilian criticism yet, it is also important to the gynocritical studies because the gynocriticism speech is a critical and specialized speech about texts written by women. So, this dissertation intends to enhance (value) the female who stars not only the history but makes possible the rise of her own destiny in the world. To conclude, the writer is outstanding name for the Brazilian Literary Universe and she demonstrates a deep knowledge about women’s history and, therefore, attentive and compromised with the current social political and cultural Brazilian scenery

Descrição

Palavras-chave

Piñon, Nélida, 1938-, Literatura brasileira, Critica feminista, Mulheres na literatura, Nélida Piñon, Women’s literature, Feminist criticism, Woman, Female character, Voices of the desert

Como citar

BOSO, Ednéa Aparecida da Silva. Mulheres em transgressão: a visibilidade da voz feminina em Vozes do deserto de Nélida Pinõn. 2011. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.