Um estrangeiro entre nós: a produção crítica de Paulo Rónai (1907-1992) no Suplemento Literário d'O Estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-08-17

Autores

Aredes, Andréia Carla Lopes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Paulo Rónai (1907-1992), húngaro de nascimento e brasileiro por adoção, possuidor de uma formação humanista que o possibilitou atuar em várias áreas do conhecimento, das quais podem ser destacadas a crítica literária, o magistério, a lingüística e, segundo ele próprio, principalmente a tradução, divulgou seus estudos tanto em livros quanto em jornais e revistas. Refugiado no Brasil durante o período da Segunda Guerra Mundial, o crítico encontrou nos cadernos culturais dos principais jornais brasileiros o espaço de que necessitava para continuar no seu ideal de divulgação de conhecimento e cultura, dando-se a esta palavra um sentido dos mais amplos possíveis. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi o estudo sistemático de toda a colaboração do crítico para o Suplemento Literário do jornal paulistano O Estado de S. Paulo, o que totalizou cento e doze textos. Rónai iniciou sua colaboração no caderno em 1959, embora o início de sua circulação tivesse ocorrido em 1956, e marcou os limites de sua produção para o referido caderno com a publicação das resenhas Útil inda brincando e Um homem dialoga consigo, publicadas em 3 de janeiro de 1959 e 1º. de dezembro de 1974, respectivamente. Além desse estudo sistemático, foi feito um breve levantamento do histórico dos suplementos literário-culturais, principalmente no jornal O Estado de S. Paulo, na tentativa de identificar características do contexto da produção de Paulo Rónai. Assim, também foram abordados, ainda que superficialmente, o Suplemento do Centenário e o primeiro ano de circulação do Suplemento Cultural. Através da análise dos cento e doze textos mencionados, foi possível identificar alguns ideais do autor, como, por exemplo, a preocupação constante em divulgar cultura, principalmente a letrada, além de algumas influências da crítica literária brasileira do século XX.
Paulo Rónai (1907-1992), húngaro de nacimiento y brasileño por adopción, poseía una formación humanista que le hizo posible actuar en varias áreas del conocimiento, de las cuales se pueden destacar la crítica literaria, el magisterio, la lingüística y, según él mismo, principalmente la traducción, divulgó sus estudios tanto en libros como en diarios y revistas. Refugiado en Brasil durante el período de la Segunda Guerra Mundial, el crítico encontró en los cuadernos culturales de los principales diarios brasileños el espacio que necesitaba para continuar con su ideal de divulgación de conocimiento y cultura, otorgándosele a ésta palabra uno de los sentidos más amplios posibles. De esta forma, el objetivo de este trabajo fue el estudio sistemático de toda la colaboración del crítico para el Suplemento Literário del diario paulistano O Estado de S. Paulo, lo que totaliza ciento doce textos. De esta manera, Rónai inicia su colaboración con el cuaderno en 1959, a pesar de que el comienzo de su circulación hubiera ocurrido en 1956, y marca los límites de su producción para el referido cuaderno con la publicación de las reseñas Útil inda brincando y Um homem dialoga consigo, publicadas el 3 de enero de 1959 y el 1º de diciembre de 1974, respectivamente. Además de este estudio, y con el objetivo de identificar las características del contexto de la producción de Paulo Rónai, se realizó un breve relevamiento de la historia de estos suplementos literario-culturales, principalmente en el diario O Estado de S. Paulo. Así, aunque en forma superficial, también se abordan el Suplemento do Centenário y el primer año de circulación del Suplemento Cultural. Mediante el análisis de estos ciento doce textos, fue posible identificar algunos ideales del autor, como por ejemplo, su constante preocupación... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Rónai, Paulo, 1907-1992, Literatura brasileira - História e crítica

Como citar

AREDES, Andréia Carla Lopes. Um estrangeiro entre nós: a produção crítica de Paulo Rónai (1907-1992) no Suplemento Literário d'O Estado de São Paulo. 2007. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.