A Psicologia organísmica, a psicologia junguiana e a utilização de desenhos: uma reflexão para a educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1999-03-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho é resultado da minha experiência e reflexão como psicóloga, tanto na área de trabalho em clínica, como na área escolar, onde com crianças e adolescentes, eu utilizo o desenho como um recurso de fácil aplicação e de custo reduzido. Além do desenho, também tenho utilizado no atendimento dos pacientes, diferentes técnicas de trabalho corporal e de relaxamento, baseando-me na Psicologia Organísmica de SANDOR (1974). Comecei então a relacionar essas técnicas de trabalho corporal e de relaxamento, e o uso de desenhos, pedindo aos pacientes que desenhassem como percebiam o seu corpo antes e depois da vivência das mesmas. Algumas pessoas desenham temas variados, mas a grande maioria desenha o seu próprio corpo, a imagem que tem de si mesmo antes e depois das técnicas de trabalho corporal. Baseando-me no enfoque da pesquisa qualitativa nas Ciências Humanas, que se utiliza muito da descrição de casos, é que proponho esse estudo de caso a partir dos desenhos feitos por K. em algumas das sessões, após o trabalho corporal. O objetivo deste trabalho é verificar se algumas das técnicas de relaxamento, desenvolvidas por SANDOR (1974), modificam a imagem corporal e a consciência de si mesmo, utilizando-se a análise de desenhos. Foi-se constatando uma modificação da imagem corporal expressa por meio dos desenhos, através das diferenças que ocorreram entre eles, comparando-se a seqüência dos desenhos, e foi feita também uma interpretação simbólica dos mesmos. Observou-se que o esquema corporal pode ser resgatado, trazendo uma consciência corporal, e consequentemente uma modificação da imagem corporal. Considero portanto que o objetivo deste estudo foi plenamente alcançado, e acredito, então, que a exemplificação através da análise desse caso, torna-se de grande valia e utilidade tanto para a área de saúde mental como também para a área da Educação Física.
This work results from my experience and reflexion as a psychologist in both clinical and school work, where I as an easy and unexpensive resource. Apart from drawing, I have also been applying several diferrent techniques of relaxation, basead on SANDOR's Organismic Psychogy. I started to apply these techniques of relaxation, alongside the use of drawings: ask the patients to draw the way the perceived their bodies before and after relaxation. Some people wile draw different things, but most of then will draw their own bodies, the wery they see themselves before and after relaxation. Basing on qualitative research on Human Science, wich makes use of description of cases, I propose this analysis of this case starting from K.'s drawings made during some sessions after relaxation. The objective of this work is to check whether some of the relaxation techniques developed by SANDOR (1974) modify the corporal image and self consciousness, making use of analysis of drawings. Based of the drawings, a change in corporal image has been noticed, comparing the differences that arose from one drawing to another, after comparing the sequence of the drawings. A symbolic interpretation has also been given to them. It has been observed that the corporal schema can be recovered, arising corporal consciousness and, consequently a change in corporal image. I consider the ojective of this work to have been completely echieved and I also believe that the exemplification through the analysis of this case is of great importance and usefulness, not only to the area of mental health, but also to the area of physical education.

Descrição

Palavras-chave

Jung, Carl Gustav, Linguagem corporal (Psicologia), Psicologia do desenho

Como citar

ALMEIDA, Lúcia Helena Hebling. A Psicologia organísmica, a psicologia junguiana e a utilização de desenhos: uma reflexão para a educação física. 1999. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 1999.