Fragmento e montagem em Mauricio Kagel: uma análise de Ludwig Van

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-08-06

Autores

Gentile, Juliano Matteo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa é fruto de uma interface entre música e filosofia. Trata-se de analisar o filme Ludwig van, de Mauricio Kagel, realizado em 1970 por ocasião do bicentenário de Beethoven, a partir de dois aspectos pouco conhecidos da teoria de Theodor Adorno, que aparecem sobretudo em seus últimos textos. O primeiro diz respeito a um certo uso do fragmento que está ligado à identificação com materiais musicais do passado fetichizados, não como uma retomada, mas com um uso crítico, onde os resquícios tonais aparecem como ruínas. O segundo refere-se a um redimensionamento da questão da reprodutibilidade técnica em Adorno e aponta para as possibilidades críticas da montagem cinematográfica através dos recursos da justaposição e da ruptura temporal. Ludwig van, ao fazer uma colagem com obras de Beethoven, alterando timbres e andamento, reúne esses dois aspectos.
This research springs from an interface between Music and Philosophy. It is an analysis of the film Ludwig van, by Mauricio Kagel, produced in 1970 on the occasion of the bicentenary of Beethoven; the analysis is based upon two premises not widely known within the theoretical corpus of Theodor Adorno, which are especially conspicuous in his last writings. The first is concerned with a usage of fragment that is bound to identification with fetishized musical material from the past, not for recovery, but instead recused with a deep sense of critics, where tonal reminiscences appear as ruins. The second is concerned with a reshaping of the question dealing with technical reproducibility in Adorno and points out to the critic possibilities of cinematographic montage through the resources of juxtaposition and temporal rupture. The film Ludwig van, by undertaking a collage with the Beethoven works, altering timbres and tempo, brings these two ideas together.

Descrição

Palavras-chave

Kagel, Mauricio. Crítica e interpretação, Adorno, Theodor W., 1903-1969, Beethoven, Ludwig van, 1770-1827, Musica - Filosofia e estetica

Como citar

GENTILE, Juliano Matteo. Fragmento e montagem em Mauricio Kagel: uma análise de Ludwig Van. 2008. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.