Avaliação ergonômica informatizada de estabelicimentos de assistência odontológica

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Data

2002

Autores

Dias, Myrna Carvalho [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar e quantificar, por meio de um software, as condições ergonômicas de um estabelecimento de assistência odontológica. Intencionalmente foram selecionados 40 estabelecimentos classificados em 4 grupos, nos quais foram avaliados por meio de 563 requisitos ergonomicamente padronizados e organizados em 9 blocos. A cada requisito foi atribuído valores que variaram de 0 a 3 e o nível de satisfação ergonômica foi obtido segundo o percentual alcançado: ≥80% (excelente), 60 a 79% (bom), 40 a 59% (regular), 20 a 39% (ruim) e <20% (péssimo). O resultado da média percentual total revelou que 3% dos estabelecimentos apresentaram grau de satisfação considerado excelente; 25% (bom); 37% (regular); 35% (ruim) e 0% (péssimo). Ao comparar os grupos verificou-se diferença estatisticamente significativa entre eles, portanto ao realizar a comparação de 2 a 2 grupos, entre os Grupos 3 e 4 essa diferença não foi observada. Concluiu-se que o estabelecimento privado com instalação adequada (Grupo 1) apresentou um nível de satisfação ergonômica melhor que os outros grupos; os Grupos 3 (privado inadequada) e 4 (serviço público) apresentaram condições ergonômicas semelhantes e insatisfatórias e o software utilizado mostrou-se eficiente na tabulação e obtenção dos dados, podendo auxiliar o profissional na avaliação e adequação de seu ambiente de trabalho.
The aim of this study was to evaluate and to quantity the ergonomic conditions of a settlements of dentistry attendance by means of a software. Intentionally were select 40 settlements classified in 4 groups, in which had been evaluated by means of 563 requirement standardized and organized ergonomic in 9 bloc. To each requirement was attributed scores that had varied from 0 to 3, and the level of ergonomic satisfaction was gotten according to percentage reached: ≥80% (excellent), 60-79% (good), 40-59% (regular), 20-39% (bad) and <20% (very bad). The result of the total percentage average reveal that 3% of the settlements had presented excellent; 25% (good); 37% (regular); 35% (bad) and 0% (very bad). When comparing the groups significant statistic difference between them was verified, therefore when carrying through the matching of 2 the 2 groups, between Groups 3 and 4 this difference was not observed. It was concluded that the private settlements with adequate installation (Group 1) presented better a level of ergonomic satisfaction that the other groups; Group 3 (private inadequate) and 4 (public settlements) had presented similar and unsatisfactory ergonomic conditions and the software that was used revealed efficient in the tabulation and attainment of the data, which can be able to assist to help the professional in the evaluation and adequacy of its environment of work.

Descrição

Palavras-chave

Ergonomia, Eficiencia organizacional, Consultórios odontológicos - Ergonomia

Como citar

DIAS, Myrna Carvalho. Avaliação ergonômica informatizada de estabelicimentos de assistência odontológica. 2002. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2002.