O processo de planejamento do turismo de natureza: reflexões sobre a construção da política municipal de desenvolvimento sustentável do turismo de Brotas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-09-17

Autores

Galvão, Jucilene [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho, tem por objetivo propor uma reflexão sobre o processo de elaboração e a constituição da Política Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Brotas (PMTS). Destacando a preocupação com o planejamento do turismo de natureza voltado para a aventura, e a importância do mesmo como forma de direcionamento para o desenvolvimento de uma atividade econômica em constante expansão e de significativos impactos positivos e negativos para a sociedade como um todo. O principal foco do estudo foi o processo de elaboração da PMTS, gerando uma discussão crítica sobre esse processo e avaliando a sua construção como forma de verificar acertos e erros, acreditando, ainda, poder traçar a partir daí o melhor caminho para o planejamento de um município turístico. Toda a discussão foi feita através da fundamentação de uma teoria de planejamento delimitada ao longo do trabalho e o processo de planejamento vivido em Brotas, que foi verificado por visitas de campo e entrevistas qualificadas.
The present work intend to propose a reflection about the organizational structure of Brotas Public Policy for developing a self-suficient tourism in the city. It will show up the plans of tourist environment for adventurous experiences and its importance as an economic activity in constant development with good and bad aspects for the whole society. The main focus of this paper-work was the process of Brotas Public Policy for its tourism. We were concerned to discuss about this system for analysing its mistakes and strengths, believing to be able to find out, at the end, how to plan a better way to any Town explores its tourist resources. The whole argument was done by comparing a planning theory limited through the paper-work and the real situation in Brotas which was checked by qualified interwiews and visits in field along the year.

Descrição

Palavras-chave

Geografia econômica, Recreação, Turismo, Economic Geography

Como citar

GALVÃO, Jucilene. O processo de planejamento do turismo de natureza: reflexões sobre a construção da política municipal de desenvolvimento sustentável do turismo de Brotas. 2004. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.