Publicação:
Eventos adversos: análise de um instrumento de notificação utilizado no gerenciamento de enfermagem

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Data

2008-03-31

Orientador

Berti, Heloísa Wey

Coorientador

Pós-graduação

Enfermagem (mestrado profissional) - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Para o estabelecimento da comunicação entre equipe, pacientes e instituição, os Serviços de Enfermagem utilizam vários recursos. Com essa finalidade, a Direção de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP implementou, em 2004, o Boletim de Notificação de Eventos Adversos (BNEA) como instrumento de comunicação. Várias ocorrências assistenciais e administrativas, originárias de várias áreas do hospital foram notificadas, bem como registradas as condutas tomadas. Objetivo. Analisar as informações e a utilização do Boletim de Notificação de Eventos Adversos como instrumento de comunicação de ocorrências assistenciais e administrativas entre roflssionais de enfermagem e a direção de enfermagem, a partir de sua implantação na Divisão Técnica de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - UNESP - Botucatu. Método. Estudo exploratório descritivo, tendo sido coleta dos dados de 826 Boletins de Notificação de Eventos Adversos encaminhados à Diretoria da Divisão Técnica de Enfermagem no período e janeiro de 2004 a junho de 2006. Resultados. Houve adesão da equipe à tilização do instrumento. Predominaram as notificações de ocorrências que envolveram os pacientes, embora as notificações administrativas tenham apresentado número crescente de registros ao longo do período. Os eventos adversos de maior gravidade e mais freqüentes foram os relacionados à edicação, à integridade da pele, às quedas e aos cateteres, sondas e drenos. A praticidade do instrumento viabilizou sua utilização também por auxiliares e técnicos de enfermagem e outros profissionais. Conclusão. A análise sistematizada e o acompanhamento das ocorrências adversas associadas a recurso de -omunicação mostraram-se fundamentais para o alcance de resultados positivos visando a segurança do paciente.

Resumo (inglês)

It needs various resources to establish the communication between nursing staff, patients and institution. With this finality it was designed a bulletin of notification of adverse events (BNAE) as a communication instrumento Several occurrences, administrative or related o patient-care, in various areas of the hospital were notified as well the easures taken. To analyze the information and BNAE utilization as a tool of communication of the administrative or related to patient-care occurrences between nursing personnel and the nursing department from - e first day of BNAE implementation. thods: descriptive and exploratory study. It was collected data from 826 lletins registered during the January 2004 to June 2006 period. The nursing staff approved the instrumento The occurrences from _ e patient-care were higher than the administrative ones. However, the ministrative occurrences had increased during the studied period. The - lowing occurrences: medication, skin integrity, falls, and catheter, drains - d tubes were frequent and severe. The instrument was easy to use and wed other health workers to use it. The judicious analysis and the follow-up of the adverse ocurrences associated with a communication system showed important to reach positive result aiming the patient safety.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

PAIVA, Míriam Cristina Marques da Silva de. Eventos adversos: análise de um instrumento de notificação utilizado no gerenciamento de enfermagem. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.

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