Educação musical na infância: um estudo com educadoras infantis de uma escola pública de Dracena/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-09-03

Autores

Brunholi, Maria Nanci Panes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa está ligada à Linha “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente – Faculdade de Ciências e Tecnologia, que tem como título “Educação Musical na Infância: um estudo com educadoras infantis de uma escola pública de Dracena/SP”. Trata-se de uma investigação-ação educacional realizada com professoras que atuam na educação infantil com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, em uma escola da rede municipal de Dracena e pela própria pesquisadora. Esse trabalho teve dois momentos na investigação. O primeiro momento contou com a participação de sete professores que atuam na educação infantil, tendo como objetivo, identificar sua formação profissional, suas concepções sobre a educação musical e as práticas musicais propostas por esses profissionais. No segundo momento, a pesquisa contou apenas com um professor, com o objetivo de intervir na realidade pesquisada como forma de oferecer uma contribuição ao estudo da formação docente na educação infantil, de modo a expor a prática desta mesma formação. Para tanto, foi utilizado um ferramental desenvolvido pela pesquisadora, fruto de muitos anos de atuação na docência, que permite aos...
This research is linked to the Line Educational Practices and Formation of Teachers, of the Program of Masters degree (Master's degree in Education) of the From São Paulo State University - Campus of Presidente Prudente - University of Sciences and Technology, that he/she has as title Musical Musical Education in the Childhood: a study with infantile educators of a public school of Dracena/SP”. It is treated of an education investigation-action accomplished with teachers that act in the infantile education with children in the age group from 4 to 5 years, in a school of the municipal net of Dracena and for the own researcher. That work had two moments in the investigation. The first moment counted with the seven teachers' participation that they act in the infantile education, tends as objective, to identify her professional formation, their conceptions on the musical education and the musical practices proposed by those professionals. In the second moment, the research just counted on a teacher, with the objective of intervening in the reality researched as form of offering a contribution to the study of the educational formation in the infantile education, in way to expose the practice of this same formation. For so much, a tool was used developed by the researcher, fruit of many years of performance in the teaching, that allows to the teachers if they involve as users and apprentices of the music while immersed in a established context, with views to know the necessary abilities and to... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Professores - Formação, Educação de crianças, Educação musical, Musical Education, Infantile Education, Formation of Teachers

Como citar

BRUNHOLI, Maria Nanci Panes. Educação musical na infância: um estudo com educadoras infantis de uma escola pública de Dracena/SP. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.