O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas

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Data

2011-07-27

Autores

Ramos, Douglas Rossi [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de pesquisa pretende abordar questões referentes à temática da Educação, mais especificamente a respeito do sujeito pedagógico no contemporâneo, a partir de uma hipótese de estudo que sustenta que tal sujeito seria constituído a partir de práticas discursivas e técnicas particulares de governo baseadas na pedagogia, cujos desenvolvimentos podem ser traçados historicamente. O trabalho consiste em pesquisar a respeito do modo como operam discursividades e mecanismos pedagógicos na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, utilizando, para tanto, como material de análise, um conjunto de artigos acadêmicos e científicos encontrados em uma revista de educação intitulada ―Pátio – Revista Pedagógica, editada pela ARTMED Editora S/A, especializada na edição de livros com o propósito de ―formação em educação. Tal revista, além de ser confeccionada e destinada principalmente à formação de profissionais da educação é inclusive distribuída a determinadas escolas da rede pública de ensino sob o subsídio do Ministério da Educação (M.E.C.) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para a análise dos textos da Revista, foram utilizados, como instrumentos metodológicos, as noções de ―Dispositivo, ―Discurso e ―Técnicas de si, sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault. A discussão da análise se apresenta distribuída em 3 momentos: no primeiro, denominado dimensão discursiva, encontram-se expostos discursos, enunciados, frases e proposições referentes às mais diversas temáticas a respeito do sujeito pedagógico evidenciadas no decorrer da análise dos textos da ―Pátio - Revista Pedagógica.
This research aims to address questions concerning the topic of education, more specifically about the pedagogical subject in the contemporary, by adopting the hypothesis that this individual would be constituted from particular discursive practices and techniques of government based on pedagogy, whose developments can be traced historically. The aim of this study was to investigate about how pedagogical discourses and mechanisms influencing in the development of subjects and subjectivity in contemporary society. Thus, were used for analysis, a set of articles on education taken from a magazine entitled Patio - Educational Magazine, specializes in publishing books about teacher training published by ARTMED Editora S/A, and also distributed to some public schools under the grant from the Ministry of Education (MEC) through the National Fund for Educational Development. The texts of the magazine were analyzed by resorting to the concepts of apparatus, discourse and techniques of the self of the French philosopher Michel Foucault, used as methodological tools. The discussion of the analysis was divided into three moments: at first, called discursive dimension, were reported discourses, enunciations, phrases and propositions about various thematics on pedagogical subject, found in the texts analyzed of the Pátiomagazine's.

Descrição

Palavras-chave

Análise do discurso, Subjetividade, Discourse analysis, Michel Foucault, Subjectivity

Como citar

RAMOS, Douglas Rossi. O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas. 2011. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.