Experiências maternas frente à continência dos medos infantis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-06-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho destaca algumas experiências maternas frente à continência das angústias e dos medos apresentados pelos filhos. Inicialmente, detém-se ao estudo do desenvolvimento psíquico infantil com ênfase nas angústias que são suscitadas ao longo deste mesmo desenvolvimento e que têm íntima relação com os medos vivenciados. Durante o desenvolvimento psíquico infantil aparecem sentimentos de medos como expressões de angústias que tendem a ser elaborados naturalmente, utilizando-se de alguns recursos simbólicos. Existem algumas possibilidades que se apresentam à criança que auxiliam no desenvolvimento desses recursos. Dentre tais possibilidades, destacou-se, nesta pesquisa, a importância da continência materna, tendo na “rêverie” a possibilidade de acolher as demandas mais angustiantes dos filhos. Além da continência materna, a pesquisa aborda outros recursos auxiliadores de elaboração tais como o brincar, os contos de fadas e outras narrativas que tratam dos medos que são vivenciados pela criança. No entanto, algumas expressões dos medos infantis tendem a evoluir, apresentando-se de forma mais acentuada. Evidencia-se que muitas crianças apresentam maiores dificuldades de elaboração dos medos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais as dificuldades apresentadas pelas mães quando solicitadas à continência de tais medos apresentados pelos filhos. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães que estavam trazendo seus filhos para uma consulta com o psicólogo em uma Unidade Básica de Saúde, com a queixa de medo mais acentuado nos filhos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas mães, com o intuito de entender quais as dificuldades apresentadas por elas quando na vivência de continência dos medos. Os resultados apresentados a essa pesquisa tiveram como ponto principal que quando as mães...
This dissertation emphasizes some mothers’ coping strategies to deal with their child’s anxieties and fears. Firstly, it broaches the study of children’s psychic development focusing on the anxieties aroused in the course of that very development and which have a close relationship with the fears they have felt. In the course of children’s psychic development some fears are felt expressing anxieties which are apt to be naturally overcome, by means of some symbolic devices. There are some possibilities which are offered to children which help them further the development of such devices. Among them one emphasizes in this research the importance of mothers’ coping strategies, when they try to find out in the “reverie” the possibility of meeting the most distressing demands made by the child. Besides such coping strategies, the research broaches other supporting elaborative devices such as children’s play, fairy tales, and other narrative texts which deal with the fears felt by the child. However, some of those fears are apt to evolve more evidently into other forms. It becomes evident that many children face serious difficulties in working out their fears. The research at issue was carried out to find out which are the difficulties faced by mothers when they are urged to deal with their child’s fears. Therefore, a qualitative-based study was carried out with four mothers who brought their children to the psychologist’s office within a Basic Health Service Unit to deal with their children’s unfounded fears. Semi-structured interviews were held with those mothers, in order to find out which are the difficulties faced by them while trying to overcome such fears. The outcomes produced by the research pointed out that when mothers... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Medo em crianças, Angustia, Psicanalise, Children’s fears, Anxiety, Mother and Children, Psychoanalysis

Como citar

BULHÕES, Luciana Berto Daher. Experiências maternas frente à continência dos medos infantis. 2010. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.