Construção de leitores e escritores: um processo que se desenvolve na educação infantil

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Data

2010-09-03

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo realiza um retrospecto de vida e de trabalho da pesquisadora a partir do enfoque de metodologias de leitura e escrita dentro da Educação Infantil. Um trabalho pedagógico significativo pode levar as crianças a construir conceitos e habilidades fundamentais essenciais, desenvolvendo a competência delas enquanto leitores e escritores. A pesquisa também oferece uma retomada histórica do processo da lecto-escritura e de como essas competências se constituem como um mecanismo de exclusão social desde os primórdios, àqueles que não tiveram a oportunidade de adquiri-las. O recorte do tema analisa a proposta do letramento como uma dinâmica que deve ser aplicada pelas escolas atuais, continuando a prática social da linguagem da família, para evidenciar alguns aspectos teóricos fundamentais aos professores da rede e pesquisadores que se interessam pelo assunto. Busca-se com a pesquisa verificar in loco esse processo dentro das Escolas Municipais de Educação infantil de Franca e aplica-se como mecanismo de análise as entrevistas aos sujeitos (diretores e/ou coordenadores, professores, pais), depois de observações em sala de aula, estabelecendo de maneira dialética a relação teoria e prática. Verificaram-se vários contextos significativos das interlocuções entre professores e alunos e também das políticas públicas, como a elaboração de um Referencial próprio da rede, porém, ainda existem reivindicações para a melhoria do processo da lecto-escritura, como a aquisição de livros para as crianças da Educação Infantil
This study makes a retrospect of the researcher‟s life and work outlooking the methodology for reading and writing in kindergarten. A significant pedagogical work can lead children to build concepts and fundamental skills essential to developing their competence as readers and writers. The research also offers a summary of the historical process of reading and writing and how these skills are considered a mechanism of social exclusion of those who since the beginning, have not had the opportunity to acquire them. Also in the theme, we look at the proposal of literacy as a dynamic that should be applied by schools today, continuing the social practice of language in the family highlighting some theoretical aspects crucial to school teachers and researchers interested in the subject. The research looks for verification in loco (on site) of this process within the Public Primary Schools in Franca and it applies as a mechanism to review the interviews with individuals (principals/deputy, head teachers, teachers, parents), then with class observation setting out the dialectic relationship between theory and practice. There were several significant contexts of interactions between teachers and students as well as public policies, such as drawing up a proper network, however, there are demands for improving the process of reading and writing: the purchase of books for children in Early Childhood Education

Descrição

Palavras-chave

Serviço social - Estudo e ensino, Educação de crianças, Alfabetização, Linguagem e educação, Lecto-escritura, Educação infantil, Reading and writing, Education and child literacy, Literacy, Language

Como citar

SAMPAIO, Fabiana Granado Garcia. Construção de leitores e escritores: um processo que se desenvolve na educação infantil. 2010. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2010.