O plantão do Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde-UBS de Franca - reflexão dessa prática sob um novo olhar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Autores

Sousa, Maria Inês Nascimento Fonseca de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabajo es una propuesta de análisis y reflexión sobre la Guardia del Trabajo Social en las Unidades Básicas de Salud de Franca, considerando los objetivos del SUS y del Proyecto Ético-Político del Trabajo Social. Para muchos profesionales la Guardia es una acción conservadora, asistencialista y paternalista; en nuestro estudio direccionamos una nueva mirada a esa práctica, en la que creemos que es posible, a través de intervenciones técnicas diferenciadas y creativas, despertar el potencial y la capacidad de los usuarios para transformar la realidad y, en consecuencia, obtener una mejora en la calidad de vida. Fundamentados en la opinión de las trabajadoras sociales, evaluamos las características y los resultados de esa práctica en la dinámica de las acciones multiprofesionales de las UBS y concluimos que la Guardia es un espacio para acoger a los usuarios fragilizados por los aspectos de la enfermedad y del sufrimiento; para el rescate de la autonomia y la conquista de la ciudadanía de las personas. En este contexto, la Guardia se efectiva como un espacio socioeducativo que contribuye para el desarrollo de las potencialidades y capacidades de los usuarios, haciéndolos críticos, participativos e integrantes de las acciones colectivas de salud que tienen por objeto el conocimiento de las enfermedades, la prevención, promoción y recuperación de la salud, el control social, la supervisión y la evaluación de los servicios y programas existentes en el sector de la salud.
Este trabalho é uma proposta de análise e reflexão do Plantão do Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde de Franca, considerando os objetivos do SUS e do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Para muitos profissionais o Plantão é visto como uma ação conservadora, assistencialista e paternalista; no nosso estudo direcionamos um novo olhar para essa prática, onde acreditamos ser possível através de intervenções técnicas diferenciadas e criativas, despertar o potencial e a capacidade dos usuários para transformar a realidade e conseqüentemente obter melhora na qualidade de vida. Fundamentados na opinião das assistentes sociais, avaliamos as características e os resultados dessa prática na dinâmica das ações multiprofissionais das UBS e concluímos que o Plantão é um espaço para o acolhimento dos usuários fragilizados pelas questões da doença e do sofrimento; para o resgate da autonomia e conquista da cidadania das pessoas. Neste contexto o Plantão se efetiva como um espaço sócio-educativo que contribui para o desenvolvimento das potencialidades e capacidades dos usuários, tornando-os críticos, participativos e integrantes das ações coletivas de saúde que objetivem o conhecimento das doenças, a prevenção, promoção e recuperação da saúde, o controle social, o acompanhamento e a avaliação dos serviços e programas existentes no setor da saúde.

Descrição

Palavras-chave

Serviço social - Saúde pública - Brasil, Saúde pública, Assistentes sociais - Prática profissional, Cidadania, Unidades Básicas de Saúde - Franca (SP), Sistema Único de Saúde (Brasil) Franca (SP), Plantão - Serviço social - Saúde pública, Salud Publica, Ciudadania, Guardia del Trabajo Social

Como citar

SOUSA, Maria Inês Nascimento Fonseca de. O plantão do Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde-UBS de Franca - reflexão dessa prática sob um novo olhar. 2004. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.