As meninas e os meninos fruindo e fluindo por pensamentos, sonhos e sentimentos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003

Autores

Aizza, Divino Evangelista [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa foi feita com crianças de uma escola de primeira à quarta série, localizada ao lado de favela em Ribeirão Preto. Com o intuito de perceber nas crianças as categorias de paz, alegria, gostosuras, valores, prazeres em suas relações humanas. Em entrevista, ouvimos pareceres das crianças sobre cada categoria. Dando uma idéia bem clara das categorias, como situações práticas bem vivenciadas por elas na escola, principalmente no pátio, na biblioteca, na sala de aula, na cantina, na qualidade da merenda, no modo de serem tratadas pelos professores. Essas categorias as envolvem e dão o sentido de vida para todas as suas atividades. Através de Jean Piaget, Paulo Freire, Edgard Morin, Rubem Alves e outros fizemos a abordagem teórica encima do falar das crianças, colhido na entrevista, que proporciona um saudável e flexível entabulamento do diálogo, entre esses teóricos e o falar das crianças, que alavanca a discussão para uma escola de visão humana, reflexiva e crítica, que tem na criança um sujeito preferencial, constituindo assim uma nova maneira de enfocar um currículo escolar, um planejamento de aula, um jeito de se postar no contexto escolar como um todo. Desenvolvemos a dissertação a partir da fala autônoma, firme e livre de crianças que almejam uma escola que tenha suas feições, suas molecagens e peraltices, suas maneiras imprevistas, não programadas. Junto a isso uma conexão teórica que dá crédito a esse proceder das meninas e meninos. Com diretrizes que fundamentam essa escola autônoma, casa comum, espaço de liberdade criativa, processo dinâmico-dialógico. A questão da paz é o cerne de toda a dissertação. Essa paz que é o modo de ser das meninas e meninos que são os sujeitos preferenciais do currículo escolar. Uma paz que não se constitui numa oferta preparada, pronta e acabada, mas que é a própria criança...
La pesquiza fué echa com niños e niñas de uma escuela de primária de 1ª a 4ª grado, en um barrio popular distante del centro de la ciudad de Ribeirão Preto , São Paulo. La idea fué observar las categorias de paz, alegrias, sus gustos, valores, los plazeres de sus relaciones humanas como también sus ideas claras de las categorias e situaciones prácticas bién vivenciadas por ellas en la escuela , especialmente en el pátio, en la biblioteca, en la clase y todo lo que piensan de la calidad del alimento de la escuela. También en el tratamiento de los professores en relación a ellos. Estas categorias, les envuelvem y le dan sentido de vida a estas actividades. Através de Jean Piaget, Paulo Freire, Morin, Rubem Alves y otros hicimos un abordage teórico sobre el diálogo con los niños em la entrevista, lo que nos dá un diálogo fácil entre las teorias y el verdadero sentir y hablar de los niños que es lo que impide una discussion abierta y clara a una escuela de vision humana, flexible y crítica que tiene en el niño un sujeto principal, proporcionando asi una nueva manera de enfocar un curriculum escolar, una manera nueva de planificar la classe, una forma neuva en el contexto escolar como un todo. Desenvolvimos este texto a partir de los diálogos sin influência de los niños que desean una escuela con sus características espontâneas, imprevisibles, no programadas. Junto a esta una conección teórica dio credibilidad en los procedimientos de los niños, con diretrizes que fundamenta esta escuela autonoma, hogares, espácio de liberdad, creatividad, proceso dinamico-dialógico. La paz se queda como el centro de toda la disertación. Esta paz que és una manera de ser sencilla y autentica de los pequeños que son los próprios sujetos preferencial en los currículos de la escuela. La paz és el próprio pequeños en sus incertidumbre imprevisibles, espontaneas... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Construtivismo (Psicologia), Educação, Relações humanas, Psicologia educacional

Como citar

AIZZA, Divino Evangelista. As meninas e os meninos fruindo e fluindo por pensamentos, sonhos e sentimentos. 2003. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2003.