Otimização de um forno de reaquecimento a óleo - controle de emissões e crédito de carbono

Imagem de Miniatura

Data

2008-02-08

Autores

Sugahara, Dickson [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho destina-se ao estudo da relação entre as condições de operação e o nível de emissão de CO2 em um forno de soleira rotativa, a óleo, utilizado para o reaquecimento de blocos de aço carbono para forjamento de rodas ferroviárias. O foco principal foi a redução na emissão de CO2 e a possibilidade de geração de créditos de carbono. Inicialmente foram apresentadas as características do sistema de aquecimento e suas influências no desempenho geral do forjamento. Em complemento foram expostas algumas condições de emissões relacionadas ao combustível e ao funcionamento do sistema de combustão. Foram selecionados parâmetros para a correção das condições de operação e ajustados para o tipo de combustível utilizado. A verificação foi feita através de análises de atmosfera. A metodologia foi eficiente e mostrou uma redução de 0,5% na concentração de CO2 nos gases de combustão que equivale a uma redução de 3,6% na emissão total de CO2.
This work studied the relation between the operation condition and the level of CO2 emission in an oil rotary furnace used to reheat steel carbon blocks to forge rail wheels. The main focus was a CO2 reduction emission and carbon credits revenue. Initially, the heating system characteristics and its influence in the forging performance were presented. Additionally, some emission conditions related to the fuel and combustion system working were exposed. Parameters were selected to correct the operation condition and adjusted to the type of the fuel used. The results were verified by atmosphere analysis. The methodology was efficient and shows 0,5% reduction in the concentration of CO2 in the combustion gases or 3,6% reduction in CO2 total emission.

Descrição

Palavras-chave

Fornos, Combustão, Oil rotary furnace - CO2 emission

Como citar

SUGAHARA, Dickson. Otimização de um forno de reaquecimento a óleo - controle de emissões e crédito de carbono. 2007. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2007.