Tilapicultura em ecossistemas aquáticos abertos: desenvolvimento sustentável ou degradação ambiental ? Estudo de caso em represa oligotrófica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-02-26

Autores

Zanatta, Augusto Seawright [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Caracterizados como sistemas complexos, os reservatórios são considerados ambientes intermediários entre rios e lagos, de múltiplos usos, podendo comprometer a qualidade dos seus recursos hídricos e pesqueiros. O aporte contínuo de nutrientes, contribui de forma significativa para a eutrofização artificial, promovendo alterações na estrutura das comunidades do biota aquático. Nos reservatórios do Brasil vem sendo observado um impacto adicional, que é a tilapicultura em sistemas de tanques-rede sendo escassas as investigações sobre este assunto, principalmente no tocante aos aspectos da eutrofização. O presente projeto teve como objetivo avaliar quali-quantitativamente as condições limnológicas numa área de influência da criação de tilápias-do-Nilo (Oreochormis niloticus) em tanques-rede no reservatório de Jurumirim (rio Paranapanema), conhecido por suas características limnológicas como um ambiente oligotrófico, e ainda a comunidade de peixes que podem associar-se a esses tanques. Para avaliar as condições limnológicas foram realizadas coletas trimestrais em pontos próximos ao sistema dos tanques-rede e trechos controle, concomitantemente foram realizadas coletas de peixes com o intuito de diagnosticar e comparar a ictiofauna entre os trechos estudados. Apesar do significativo aporte de matéria orgânica provinda deste modelo de piscicultura, tanto os dados limnológicos quanto os dados ictiofaunísticos, seja em escala temporal ou espacial, não demonstraram diferenças significativas entre os trechos estudados. Mas empiricamente constatou-se a invasão dos tanques por juvenis de três espécies nativas (Serrassalmus maculatus, Astyanax altiparanae e Pimelodus sp.). Salientamos ainda, a importância do ordenamento e monitoramento científico deste modelo zootécnico em águas públicas evitando novos impactos antrópicos nestes ecossistemas aquáticos com excelente qualidade ambiental.

Descrição

Palavras-chave

Peixe - População, Ictiologia - Paranapanema (SP), Rio, Zoologia, Eutrofização artificial

Como citar

ZANATTA, Augusto Seawright. Tilapicultura em ecossistemas aquáticos abertos: desenvolvimento sustentável ou degradação ambiental ? Estudo de caso em represa oligotrófica. 2007. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2007.