Publicação:
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-08-31

Orientador

Camargo, Dair Aily Franco de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Objetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.

Resumo (português)

It was aimed to diagnose which orientation for work in group and how it is received by the teachers of first series at elementary school in the Municipal Education system; moreover, it was also aimed to identify which the conception of those teachers about the theme and how this is present in the pedagogic practices. The investigation happened through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator of the Municipal Education Clerkship, by using the watcher methodology in real class situation. In spite of the teachers affirm to receive some orientation of the Education Clerkship for that work type, they point out a continuity lack, or a more incisive and committed accompaniment.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação