Riso e teatralidade: uma poética do teatro de Martins Pena

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-03-21

Autores

Rossetti, Emerson Calil [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese analisa basicamente os recursos de criação de comicidade e os elementos utilizados para a construção do espetáculo nas seguintes comédias de Martins Pena: O Juiz de Paz da Roça, O Judas em Sábado de Aleluia e As Desgraças de uma Criança. Partindo de importantes estudos realizados sobre o criador da nossa comédia de costumes e das características do Romantismo no Brasil, o trabalho se debruça ainda sobre o caráter documental dessas peças e o valor propriamente artístico dessas produções dramáticas, chegando à constituição de uma poética do teatro de Martins Pena.
This work analysis basically the means of comic creation and the elements used for the construction of the show in the following Martins Pena's comedies: O Juiz de Paz da Roça, O Judas em Sábado de Aleluia and As Desgraças de uma Criança. Starting from important studies realized about the creator of our habits comedy and the Romanticism characteristics in Brazil, the work also analysis the documentary aspect and the artistic value of these dramatic productions, getting to the constitution of a poetic in Martins Pena's theater.

Descrição

Palavras-chave

Pena, Martins, 1815-1848, Poesia, Comedia, Teatro

Como citar

ROSSETTI, Emerson Calil. Riso e teatralidade: uma poética do teatro de Martins Pena. 2007. 320 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.