Atlas multimídia sobre movimentos de massa na sera do Mar paulista: município de Cubatão/SP

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Data

2008-10-17

Autores

Moreira, Mirley Ribeiro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os movimentos de massa na Serra do Mar são alvos de muito interesse e estudo devido à alta incidência e aos conseqüentes impactos ambientais e econômicos. Portanto, reunir várias informações sobre movimentos de massa, e disponibilizá-los como um produto de fácil aquisição e de navegabilidade para o conhecimento de alunos de graduação, é o desafio desse trabalho. Como área de aplicação, escolheu-se o município de Cubatão, pela significativa incidência de escorregamentos e pela importância da região no contexto nacional, frente a aspectos econômicos e ambientais. Desta forma, o objetivo principal é produzir um Atlas Multimídia sobre os processos de movimentos de massa, como contribuição ao ensino de graduação, nas áreas de Ciências da Terra e Engenharia e avaliar a aplicabilidade da linguagem SVG (Scalable Vectorial Graphics) na produção de mapas interativos. Foi efetuada uma consulta a docentes e alunos da área de Ciências da Terra, sobre o interesse na utilização de material didático multimídia como apoio ao ensino e aprendizado e os resultados obtidos mostraram o claro interesse deste público no desenvolvimento do material .O Atlas interativo elaborado, voltado especificamente a escorregamentos, usando interfaces gráficas na linguagem SVG,mostrou que é possível a publicação de aplicações cartográficas interativas utilizando o SVG. Acredita-se que a utilização deste tipo de material como apoio ao ensino e aprendizado seja uma tendência crescente, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela forte inserção da informática em todos os setores de atividade. Inseridos neste contexto, os atuais alunos, desde muito cedo, vivem a informática nos seus cotidianos e a inserção destes recursos em sala de aula torna os cursos mais atrativos para este público.
Mass movements of Serra do Mar are the subject of much interest and study due to high incidence, the consequent environmental and economic impacts. For these reasons, to get some information about mass movements and make them available as a product of easy acquisition and navigability for the knowledge of undergraduate students, it is the challenge of this work. The study area was the Cubatão city by the significant incidence of slip and the importance of the region in the national context, in face of economic and environmental aspects. Thus, the main goal is to produce an Atlas Multimedia about processes of mass movements, to contribute to the education of undergraduate students in Earth Sciences and Engineering areas and evaluate the applicability of the SVG (Scalable Vectorial Graphics) language in the production of interactive maps. It was done a questionnaire for the purpose of gathering information from teachers and students in Earth Sciences area, about the interest in the use of multimedia educational materials to support teaching and learning. The results showed clear interest of the public in developing the material. The Interactive Atlas prepared, specifically to landslide, using graphical interfaces in the SVG language, showed that it is possible to publish interactive mapping applications using SVG. It was believed that the use of such material to support teaching and learning is a growing trend, driven by technological advances and the strong integration of computer science technology in all sectors of this activity. In this context, the current students, from an early age, living in their everyday computing and the integration of these resources in the classroom make the courses more appealing to the public.

Descrição

Palavras-chave

Atlas, Geologia de engenharia, Cubatão (SP), Serra do Mar (SP), Atlas multimídia, Movimentos de massa, Gráficos vetoriais escaláveis, Mass movements, Scalable vector graphics

Como citar

MOREIRA, Mirley Ribeiro. Atlas multimídia sobre movimentos de massa na sera do Mar paulista: município de Cubatão/SP. 2008. 138 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.