A geologia e a geoespeleologia como instrumentos de planejamento para o desenvolvimento do turismo: o caso de São Jerônimo da Serra-PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-07-28

Autores

Spoladore, Angelo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Geologia e a Geo-Espeleologia, através de suas técnicas consagradas, podem ser importantes aliados para o planejamento de atividades turísticas em ambientes naturais. Com tal visão, foi desenvolvido este trabalho tendo como proposta principal a apresentação de uma metodologia para se estudar áreas com potencial para a implantação de atividades referentes ao turismo em áreas naturais e em especial, para o espeleoturismo. Como local para o desenvolvimento desta pesquisa elegeu-se o município de São Jerônimo da Serra, Paraná. Tal localidade foi selecionada devido ao seu bom potencial para o turismo natural, uma vez que em São Jerônimo da Serra aparecem diversas quedas d'água, cavernas, mirantes naturais e outros locais considerados como atrativos naturais.
The Geology and the Geo-Speleology, through their consecrated techniques, can be important allies for the planning of tourist activities in natural places. With such vision, this work was developed tends as main proposal the development of a methodology to study areas with potential for the implantation of activities regarding the natural tourism and, especially, for the speleoturism. As place for the development of this research it was chosen the municipal district of São Jerônimo da Serra, Paraná State. Such place was selected due for the good potential for the natural tourism, once in São Jerônimo da Serra are located several waterfalls, caves, natural observatories and other places that considered as natural attractions.

Descrição

Palavras-chave

Espeleologia, Geologia de engenharia, Carste em arenito, Espeleoturismo, Speleology, Speleoturism, Sandstone kasrt, Engineering geology

Como citar

SPOLADORE, Angelo. A geologia e a geoespeleologia como instrumentos de planejamento para o desenvolvimento do turismo: o caso de São Jerônimo da Serra-PR. 2006. xii, 304 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.