Livros - Ciências da Motricidade - IBRC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • ItemLivro
    Não é só a torcida organizada: o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol
    (Cultura Acadêmica, 2015) Palhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]; Schwartz, Gisele Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    Vivências sobre a doença de Alzheimer na Unesp: Diálogo entre ensino, pesquisa e extensão
    (Cultura Acadêmica, 2014) Costa, José Luiz Riani [UNESP]; Stein, Angelica Miki [UNESP]; Andrade, Larissa Pires de; Barreto, Maria Carolina [UNESP]; Túbero, Grazieli Silva [UNESP]; Santos, Julimara Gomes dos [UNESP]; Pedroso, Renata Valle [UNESP]; Fuzaro Júnior, Gilson [UNESP]; Moraes, Paulo Fernando [UNESP]; Carmo, Elisangela Gisele do [UNESP]; Micali, Pollyanna Natalia [UNESP]; Venancio, Reisa Cristiane de Paula; Corazza, Danilla Icassatti [UNESP]; Scarpari, Lais [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho é um relatório analítico do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA), desenvolvido desde 1989 na Unesp (inicialmente em caráter experimental. Tem como principal objetivo propiciar aos participantes o benefício da prática regular de exercícios físicos e convívio social, levando à atenuação das manifestações cognitivas, motoras e sociais da doença, bem como a redução do estresse do cuidador. O programa envolve pesquisadores, professores e alunos da Unesp e é uma resposta à abordagem quase inteiramente farmacológica hoje dada aos tratamentos da Doença de Alzheimer, apesar de a ciência apontar que o ideal seria a complementação dos tratamentos farmacológicos com o não farmacológico, que costumeiramente é reservado apenas para algumas situações particulares e específicas. Através de exemplos e dados, o livro mostra como o exercício físico regular pode produzir benefícios para idosos com demência, e como o convívio social pode estimular as habilidades de convivência, afeto e comunicação, levando à integração social e afastando a inatividade. Comprova que essas atividades podem beneficiar também os cuidadores, integrando-os melhor e menos penosamente à função, e por tabela a própria sociedade, que tampouco sabe lidar muito bem com os portadores desta doença, mergulhada que está, igualmente, na abordagem farmacológica da doença.
  • ItemLivro
    A formação continuada sob análise do professor escolar
    (Editora Unesp, 2013) Rossi, Fernanda [UNESP]; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
    Esta obra trata da formação continuada de professores das redes públicas de ensino a partir da problematização que os docentes atribuem a esse processo. A partir dos depoimentos de professores e fontes documentais apresentados simultaneamente à discussão da literatura, as autoras buscam dialogar com as produções teóricas e as concepções dos professores participantes da pesquisa, interpretando o contexto, os significados, as intenções políticas, os interesses econômicos, enfim, a repercussão desses elementos para o objeto de investigação. Nesse sentido, o conhecimento da perspectiva dos professores pode favorecer o melhor direcionamento das ações de formação, contribuindo para desenhos organizacionais e pedagógicos mais compatíveis com as necessidades vivenciadas pela categoria de profissionais docentes da educação básica.
  • ItemLivro
    Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque
    (Cultura Acadêmica, 2013) Fuzii, Fábio Tomio [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposta deste livro - desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro - é discutir o currículo da formação inicial de professores da área de Educação Física. Os autores também procuraram averiguar como os processos de avaliação estão presentes nas perspectivas dos professores e nos currículos de cada curso de licenciatura, como Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, assim como nas salas de aula. Na busca dessas respostas, o caminho escolhido foi a pesquisa de natureza qualitativa, à maneira do construcionismo social, usando como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. O texto foi dividido em três partes, complementadas por uma seção de considerações finais. No primeiro bloco é contemplada principalmente a origem do problema investigado - a formação básica dos professores de Educação Física - e as razões de ele ter sido colocado em discussão. O segundo bloco é dedicado à montagem de um quadro teórico e conceitual da questão e no terceiro são elucidados e debatidos os resultados encontrados
  • ItemLivro
    O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física: os desafios do processo de formação
    (Cultura Acadêmica, 2013) Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional. A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação. Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas
  • ItemLivro
    A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
    (Cultura Acadêmica, 2012) Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]; Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro procura levantar como a disciplina Educação Física Adaptada está sendo hoje ministrada nos cursos de licenciatura e de graduação de Educação Física em universidades públicas do estado de São Paulo. O trabalho parte do princípio de que a crescente inserção das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais - inclusive o educacional - está a exigir também dos professores e profissionais dessa área um contato mais elaborado com esse segmento da população. Assim, os autores investigam, à base principalmente de entrevistas, como se estrutura a disciplina nos currículos universitários, no que tange à futura intervenção profissional do formando no universo constituído pelos deficientes físicos. Também averiguam se a Educação Física Adaptada interage com outras disciplinas ou está isolada nos currículos, além dos possíveis efeitos desta inter-relação sobre a formação dos alunos. A pesquisa constata que existe uma nítida preocupação entre os professores da disciplina com a necessidade de preparar os alunos - futuros profissionais - para atuar com público de perfil diversificado. Por isto, os autores sugerem que talvez fosse preciso desenvolver também conteúdos práticos em estágios supervisionados de cursos de formação e pós-graduação, semelhantes à residência médica
  • ItemLivro
    Os saberes da experiência discente na educação física
    (Cultura Acadêmica, 2012) Ceregatto, Luciana [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Experiências pessoais influenciam as escolhas de qualquer ser humano: permeiam suas relações emocionais, tanto quanto suas decisões racionais, e estarão sempre presentes em sua vida, com significados individuais distintos. Compreender a importância das experiências e trajetórias de vida na formação de professores é a proposta desse livro. A ideia de escrevê-lo surgiu da percepção da coautora Luciana Ceregatto acerca das influências de algumas de suas experiências pessoais em sua opção pela área da Educação Física e, também, da observação das lacunas que haviam ficado ainda durante sua passagem pelo ensino básico: Notei certo descompasso entre minhas aulas da educação básica (nas quais o professor parecia descompromissado com a aula) e o que aprendi na universidade para atuar como professora de Educação Física. Amparado em amplo material de pesquisa, obtido por meio do acompanhamento de aulas e estágios dos alunos, o livro tem como objetivo identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida pessoal dos estudantes, partindo do caso de uma turma (de 2008) do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública paulista. Com essa investigação, os autores buscam descobrir como os saberes da experiência dos discentes e futuros professores se relacionam com sua prática profissional e, ainda, revelar como os espaços do ambiente universitário influenciam na formação discente inicial. Com base na análise da pesquisa, eles propõem discussões sobre a prática do ensino superior de Educação Física. Entre os temas, sugerem que se reflita sobre a afetividade como elemento para a formação inicial e uma prática pedagógica que leve em conta dois tipos de compreensão: a de vivência e a de prática de ensino planejada e reflexiva
  • ItemLivro
    O mestre de capoeira angola ensina pegando pela mão: saberes, artefatos e rituais no processo de formação
    (Cultura Acadêmica, 2011) Souza, Thiago Vieira de [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Silva, Mellissa Fernanda Gomes da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste livro de Thiago Pereira de Souza, Samuel de Souza Neto e Melissa Fernanda Gomes da Silva, são analisados os saberes presentes nas duas principais modalidades de capoeira - a chamada capoeira Angola e a regional - bem como o perfil profissional dos que atuam no ensino dessas duas vertentes largamente predominantes no Brasil. Classicamente, a capoeira Angola, a mais antiga, caracteriza-se por ser uma luta lenta e baixa, embora possa também ser rápida. Procura, segundo os autores, manter bem presente nas rodas os rituais, a tradição e ancestralidade do jogo. O aluno é reconhecido por sua desenvoltura na luta e no conjunto de instrumentos musicais. Já a capoeira regional pressupõe uma movimentação mais rápida e violenta e pelo jogo em pé. Os alunos são diferenciados por graduações do nível de conhecimento e técnica adquirido na execução dessa arte. O livro busca identificar os elementos e aspectos que levaram à distinção entre as duas escolas, assim como suas implicações sobre o ensino e a prática da capoeira. Os autores procuraram ainda identificar como os conhecimentos específicos que emergiram da prática foram incorporados às duas modalidades ao longo dos anos.