Teses de livre-docência - FEB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • ItemTese de livre-docência
    Atenuação dos níveis de ruídos em tratores agrícolas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1996-08-14) Fernandes, João Candido [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisou as diversas soluções para atenuar os níveis de ruído dos tratores e propor um projeto de redução do ruído na sua fonte. Para tal, se propôs projetar, executar e testar alterações em componentes mecânicos causadores de ruído nos tratores, fazendo com que esses níveis se enquadrem em valores considerados salubres. Todas alterações e ensaios foram executados num trator Massey Ferguson MF 290. Para a redução do ruído foram atacados as 3 fontes principais de ruído do trator : o sistema de exaustão de gases, a hélice do sistema de arrefecimento e o sistema de admissão de ar. Como conclusão final pode-se afirmar que é possível atenuar o ruído de tratores agrícolas até níveis salubres (que não causem perda de audição a seus operadores), atuando-se exclusivamente nas fontes de ruído (motor e seus acessórios).
  • ItemTese de livre-docência
    Estudo do comportamento de discos abrasivos, em operações do tipo Cut-off por mergulho basculante, submetidos à diversas condições de corte sem lubrificação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1997) Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O corte de aços por disco abrasivo é um dos processos que apresentam as melhores características de economia, eficiência e rapidez, e ainda hoje é muito utilizado no meio industrial se comparado a outros processos tradicionais de corte como o cisalhamento (tesourão), torneamento (sangramento), serragem com serras metálicas, serragem por atrito com lâminas circulares sem dentes e chama oxi-acetileno. Da literatura formal mais recente, nota-se que durante os últimos anos as máquinas para a realização dos cortes foram inovadas. Entretanto, esta atenção não foi dada à ferramenta de corte abrasiva. A falta de literatura técnica dificulta a escolha das condições de corte e da sua otimização no meio industrial. Este fato é agravado pela grande diversidade de discos abrasivos disponíveis no mercado, com diferentes qualidades e preço. As decisões sobre as condições de corte são baseadas em experiências pessoais, sem critério definido, e freqüentemente desprezam os aspectos de segurança inerentes ao processo. A concorrência estrangeira, através da globalização da economia, está obrigando as indústrias nacionais a atenderem os padrões internacionais de qualidade e desempenho. Uma forma das indústrias nacionais tornarem-se mais competitivas é através do conhecimento detalhado das operações de corte com discos abrasivos. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o comportamento de discos abrasivos, submetidos a diversas condições de corte. Os resultados são discutidos em função da análise da velocidade de corte, velocidade de mergulho do disco abrasivo na peça, força tangencial de corte média, tempo de corte e relação G.
  • ItemTese de livre-docência
    Um estudo sobre as operações unitárias de agitação, troca de calor em tanques e mistura de pós
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1992) Razuk, Paulo Cesar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    De todas as operações, a agitação de fluidos, a troca de calor em tanques e a mistura de pós são, sem dúvida, as mais usuais, principalmente, na indústria de alimentos. Embora exigindo um estudo em separado, é comum estas operações unitárias estarem presentes, em instantes diferentes, no mesmo processo de fabricação. O propósito deste trabalho é enfatizar procedimentos de projeto para problemas práticos nas indústrias de processos envolvendo estas três operações. O modelo matemático proposto para a agitação de fluidos foi aplicado na substituição das tradicionais âncoras por impelidores de pás retas e inclinadas no processamento do suco concentrado de laranja. Observou-se que o tempo de permanência do suco no tanque de resfriamento caiu de quarenta para cinco minutos em decorrência da maior ação de mistura provocada pelas pás retas. O modelo proposto acompanha bem as exigências de potências requeridas pelo suco na medida em que é resfriado...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
  • ItemTese de livre-docência
    Projeto bambu: introdução de espécies, manejo, caracterização e aplicações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012) Pereira, Marco Antonio dos Reis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho faz parte das exigências relativas a obtenção do título de livre docente na Universidade Estadual Paulista-Unesp. O projeto foi iniciado em 1994 com a introdução de espécies de bambu no campus local da Unesp visando o fornecimento de matéria-prima/colmos conhecida para estudos. Num processo contínuo, o projeto vem se desenvolvendo tecnicamente através de várias atividades ligadas a cadeia produtiva desta planta, envolvendo o acompanhamento do desenvolvimento das espécies, seu manejo, colheita, produção de mudas, tratamento, processamento, caracterização e aplicações. Estabelecido na Faculdade de Engenharia, o projeto naturalmente se aproximou das áreas de design e arquitetura, sendo estabelecida numa relação com estes cursos nos níveis de graduação e pós-graduação, com a participação e formação de alunos. Com aspecto multidisciplinar o projeto também procurou atuar na extensão universitária e na inserção social procurando transferir os conhecimentos adquiridos para a sociedade. Justifico a extensão do trabalho e o grande número de tabelas (deslocadas para os Anexos) e figuras mostrados pois na verdade o projeto procura mostrar a atuação em várias atividades: plantio de espécies, produção, manejo e acompanhamento do desenvolvimento, caracterização, processamento e desenvolvimento de produtos e aplicações, relação com alunos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão. Relativamente ao trabalho de campo, foram introduzidas diversas espécies de bambu, sendo mostrados os dados de desenvolvimento, manejo e produção para duas delas, as espécies Dendrocalamus giganteus e Guadua angustifólia, ambas prioritárias, de fácil cultivo e produção de mudas e largamente utilizadas. Relativamente ao trabalho de laboratório, os colmos foram processados...
  • ItemTese de livre-docência
    Ensino de gestão da capacidade e da empresa com o apoio do jogo Mercado Virtual no curso de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da UMINHO/Azurém e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da FEB/Bauru/UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-10-20) Rodrigues, José de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O jogo de empresas Mercado Virtual foi desenvolvido para mediar o processo ensino-aprendizagem na área de tomada decisão e gestão de empresas e tem um banco de dados que armazena as decisões dos alunos. Os dados nele armazenados foram analisados em relação ao balanceamento de capacidade, objetivo de lucro e uso de recursos financeiros da empresa e foram encontradas incoerências entre os conteúdos pertinentes ao modelo e as decisões dos alunos. Elas foram classificadas como lacunas de aprendizado. Com o objetivo de analisar se as mesmas se repetem entre alunos do Programa de Mestrado Engenharia de Produção da UNESP de Bauru e Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Uminho de Guimarães, Portugal, foram realizados dois experimentos, um em cada grupo. Para realizá-los utilizou-se o jogo Mercado Virtual e uma planilha de dimensionamento da empresa nos dois locais. A Sala de Estudos, os indicadores e o questionário de pesquisa da opinião foram utilizados somente em Portugal. Os resultados mostraram que o jogo é capaz de evidenciar as diferenças de domínio de conteúdo nos dois grupos e, também, que estas diferenças estão associadas aos projetos dos cursos. Sendo uma pesquisa exploratória, os experimentos foram realizados considerando-se somente os controles do jogo. Por isso, propõe-se a realização de pesquisas adicionais combinando controle sobre algumas das variáveis relacionadas do uso do jogo e atuação sobre aprendizagem dos alunos na forma de entrevistas e pesquisas não estruturadas. Conforme previsto, a pesquisa mostrou que os jogos podem ser utilizados com objetivos de aprendizagem mais amplos, considerando-se a avaliação indireta e cruzada sobre as decisões tomadas pelos alunos, como é o caso dos indicadores. Outra contribuição importante da pesquisa refere-se ao uso de jogos de empresas sob condições pouco controladas, ou seja, não houve...