Teses de livre-docência - IGCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • ItemTese de livre-docência
    Contribuições ao uso de métodos geofísicos elétricos e eletromagnéticos em geociências
    (Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2017-01-27) Moreira, Cesar Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Território, capital financeiro e agricultura: land grabbing e fronteira agrícola no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2018-11-29) Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar de não ser um fenômeno novo no capitalismo, a aquisição em larga escala de terras se reveste de novas características no início do século XXI. A conjugação de diferentes crises (financeira, energética, ecológica e alimentar) despertou o interesse pelo investimento no mercado fundiário e agricultura por Estados soberanos e fundos financeiros, no que se convencionou denominar land grabbing. O território brasileiro não ficou indiferente a estas investidas. Dentre os países subdesenvolvidos, foi o que recebeu o maior aporte de investimentos em terra por fundos financeiros. A partir de revisão bibliográfica sobre a temática, levantamento e análise de dados e informações, especialmente, sobre composição societária e estratégias de acumulação das empresas agrícolas, e a realização de trabalhos de campo e entrevistas semiestruturadas com diretores corporativos, agricultores, organizações da sociedade civil, representantes do Estado e camponeses em diferentes regiões do território brasileiro e Argentina, entre 2013 e 2017, esta tese procurou responder a algumas questões: o que se entende pela noção de land grabbing? Qual sua relação com a financeirização da economia mundial? Como essa dinâmica se expressa em áreas de fronteira agrícola moderna? Quem são os investidores institucionais por trás das operações financeiras e das empresas do agronegócio? Quais são suas estratégias de acumulação e uso do território? Quais as consequências territoriais? De modo geral, evidencia-­‐se como empresas do agronegócio, controladas por diferentes tipos de investidores financeiros, estabelecem relações transescalares de poder para acessar o mercado de terras e utilizam-­‐se das técnicas da informação para captura da renda da terra, com importantes consequências territoriais, como aumento da concentração fundiária, desmatamento da vegetação de Cerrado e conflitos e expropriações de camponeses.
  • ItemTese de livre-docência
    Por uma geografia mais colorida: formação docente e práticas educativas nos anos iniciais
    (Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-11-04) Maia, Diego Corrêa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa objetivou fortalecer o ensino de Geografia nos anos iniciais, através da proposição de um Curso de Formação docente, para professores pedagogos da rede municipal de ensino de Rio Claro (SP). Através da pesquisa etnográfica e dos postulados da Teoria Histórico-cultural, propusemos uma formação docente que contemplasse temas da Geografia, com destaque para o conceito de lugar. Com a utilização de vários dispositivos didáticos, tais como mapas mentais, imagens de satélite, história em quadrinhos, planetários de madeira e mapas vivenciais, entre outros, desenvolvemos e discutimos práticas pedagógicas que viabilizassem o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados do curso de formação foram concretizados pela troca de experiências de atividades didáticas que já haviam sido aplicadas nas escolas, ou se iniciaram na formação. A valorização docente e o reconhecimento da importância do ensino de Geografia nos anos iniciais, foram os destaques da formação docente.
  • ItemTese de livre-docência
    Amplitudes de espalhamento: dos Bósons de Calibre ao Gráviton
    (Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-11-19) Barreiro, Luiz Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Algum tempo atrás, uma nova abordagem foi proposta para o método da matriz S para encontrar eficientemente os termos bosônicos do Lagrangiano de baixa energia e as respectivas amplitudes de espalhamento para a supercorda aberta [1]. Esta abordagem permite calcular os termos 0N do Lagrangiano efetivo usando amplitudes de espalhamento de Npontos de supercordas abertas com um número muito menor de termos que a abordagem convencional da matriz S. Posteriormente, utilizando a abordagem da matriz S revisada, foi possível chegar a uma derivação cinemática da fórmula encontrada pela primeira vez por Mafra, Schlotterer e Stieberger em arXiv: 1106.2645, usando o formalismo de Spinor Puro [2]. Nessa tese esses trabalhos são revistos e são utilizados para se encontrar, de uma forma simplificada as conhecidas relações KLT entre as amplitudes de espalhamento de grávitons e o quadrado de amplitudes de Yang-Mills. Além disso, foi possível obter relações inéditas não lineares entre amplitudes de Yang-Mills. A fim de alcançar estes resultados, fizemos uma análise cuidadosa da estrutura cinemática das amplitudes, encontrando uma derivação puramente cinemática das relações BCJ (para N = 4, 5, 6 e 7). Além disso, seguindo o espírito da abordagem revisada da matriz S, descobrimos várias bases KLT para as amplitudes de grávitons. Mostramos que partindo da conhecida amplitude de espalhamento de 3 grávitons e usando apenas análise dimensional, estrutura de polos das amplitudes (unitariedade em nível de árvore) e invariância de calibre, foi possível obter as relações KLT até N=7.
  • ItemTese de livre-docência
    Óxidos metálicos semicondutores processados por solução aplicados em transistores de filme fino
    (Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-06) Santos, Lucas Fugikawa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Transistores de filme fino (TFTs) à base de óxidos metálicos como o óxido de zinco (ZnO) podem ser processados por solução, podendo atingir desempenho superior aos dispositivos à base de silício amorfo comercialmente disponíveis. Além de melhor desempenho, estes materiais possuem a vantagem de permitirem o recobrimento de grandes áreas, apresentarem baixo custo de produção, serem transparentes na região do visível e, em algumas situações, serem compatíveis com substratos flexíveis. No entanto, eles ainda apresentam uma variabilidade de suas propriedades elétricas com a exposição ao oxigênio, à umidade e à radiação ultravioleta (UV), o que faz com que seja necessário um estudo mais aprofundado de suas propriedades. Além disso, a morfologia dos filmes e a arquitetura do dispositivo são fatores determinantes em sua performance. O presente trabalho mostra os resultados obtidos nos últimos anos pelo Laboratório de Eletrônica Impressa e de Materiais Eletrônicos no desenvolvimento e caracterização de transistores de filmes finos processados por solução. A experiência adquirida tem permitido a ampliação da gama de aplicações dos TFTs como, por exemplo, em unidades sensoriais de substâncias químicas de interesse tecnológico e circuitos lógicos transparentes e/ou flexíveis
  • ItemTese de livre-docência
    A gestão de resíduos sólidos domiciliares: coleta seletiva e reciclagem - a experiência de Rio Claro (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-12-11) Cortez, Ana Tereza Caceres [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo objetivou pesquisar a aplicabilidade de métodos alternativos para amenizar o problema da disposição dos resíduos sólidos urbanos. Especificamente nesse trabalho os objetivos foram direcionados no sentido de desenvolver esforços para viabilizar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, medidas essas, que aumentarão a vida útil dos aterros sanitários. Além disso, procuramos fazer um trabalho de Educação Ambiental para a população envolvida, em uma tentativa de incentivar uma mudança de hábitos. Para tanto, foi selecionado um bairro da cidade de Rio Claro (SP), como um projeto-piloto, onde foram observados os obstáculos e os procedimentos acertados, para uma aplicação em futuros projetos.
  • ItemTese de livre-docência
    Métodos da eletrorresistividade e polarização induzida aplicados nos estudos da captação e contaminação de águas subterrâneas: uma abordagem metodológica e prática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-11-10) Braga, Antonio Celso de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa teve como objetivos gerais à aplicação dos métodos geoelétricos na hidrogeologia, visando: (1) estudos para captação de águas subterrâneas para abastecimento em geral; e, (2) estudos das contaminações de solos, rochas e águas subterrâneas, envolvendo as fases de investigação preventiva, confirmatória, remediação e monitoramento. Como objetivos específicos, através da aplicação dos métodos da eletrorresistividade e polarização induzida, utilizando-se das técnicas de campo da sondagem elétrica vertical - arranjo Schlumberger e caminhamento elétrico - arranjo dipolo-dipolo, e dos parâmetros de Dar Zarrouk, tem-se uma discussão e proposição metodológica e prática, em função da geologia local, sobre os produtos obtidos por essa metodologia, tais como: caracterização geológica na identificação de aqüíferos promissores e investigação de áreas contaminadas e/ou sujeitas à contaminação. Portanto, esse trabalho procurou apresentar uma discussão sobre os principais métodos e técnicas de campo dos métodos geoelétricos aplicados em estudos hidrogeológicos, com destaque na captação para abastecimento e diagnóstico de solos, rochas e águas subterrâneas frente a poluentes. A proposição metodológica apresentada, procurou aplicar uma relação entre a resolução de métodos e técnicas com custos e prazos adequados a um trabalho envolvendo a Geofísica Aplicada em estudos hidrogeológicos. O emprego da eletrorresistividade, com as técnicas da SEV e CE, por si só, revela-se decisivo para atingir os mais variados fins envolvendo esses tipos de estudos. A resistividade elétrica dos materiais geológicos, é definida, principalmente, em função de seus constituintes mineralógicos e o tipo de fluido presente, sendo, portanto, ideal para os estudos hidrogeológicos de maneira geral. Cabe ressaltar ainda... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
  • ItemTese de livre-docência
    Estudo do processo SOL-GEL para a obtenção de xerogéis e aerogéis monolíticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Donatti, Dario Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho descreve uma pequena parte da história do Processo Sol-Gel e sua implantação em nosso Departamento. É dedicado ao estudo do processo para a preparação de Xerogéis e Aerogéis monolíticos de Sílica, puros e dopados. O processo compreende a hidrólise ácida do Tetraethoxisilano estimulada por ultra-som e subseqüente policondensação, envelhecimento e secagem em condições normais (Xerogéis) e via extração hipercrítica do CO2, (Aerogéis). Também descreve de maneira sucinta, a química do processo Sol-Gel dos alcooxisilanos e os possíveis produtos, sua nomenclatura, algumas vantagens e desvantagens. Apresenta um método original que permite identificar os parâmetros que influenciam as reações de hidrólise dos alcooxisilanos e determinar as melhores condições experimentais para a obtenção de amostras monolíticas. Descreve também a técnica de preparação de aerogéis via extração hipercrítica do CO2 e caracterizações óticas e térmicas de várias amostras obtidas em nosso laboratório. O processo Sol-Gel, não é um método adequado para a produção de grandes quantidades de produtos de uso comum. Também não substitui os processos industriais convencionais, mas torna-se particularmente interessante para a preparação de materiais vítreos impossíveis de serem preparados por técnicas convencionais de fusão, como é o caso das matrizes de SiO2 dopadas com polímeros e corantes orgânicos.
  • ItemTese de livre-docência
    O transporte coletivo intermunicipal no Estado de São Paulo: as linhas suburbanas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-03-21) Ferreira, Enéas Rente [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho tem por objetivo, mostrar a evolução do sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado de São Paulo. Nesse sentido, partimos do processo de industrialização e nacionalização da indústria automobilística. Procuramos também mostrar a evolução do Departamento de Estradas e Rodagem [DER], no papel de direcionador e gerenciador do sistema. Nesse processo, detalhamos o papel de todos os governos do Estado de São Paulo, na implantação de sistema viário estadual [1950-2006]. Também procuramos demonstrar o surgimento dos principais grupos que monopolizam cada vez mais o setor dos transportes coletivo intermunicipal. Assim, vamos comprovar a tese de que as empresas do transporte coletivo intermunicipal estão utilizando as linhas suburbanas para fazer frente ao grande avanço do transporte clandestino intermunicipal no Estado de São Paulo.
  • ItemTese de livre-docência
    Paisagens: aprendizados mediante as experiências : um ensaio sobre interpretação e valoração da paisagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-12-04) Guimarães, Solange Terezinha de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo de interpretação e valoração de paisagens e uma contribuição na área da Geografia para as pesquisas teóricas e aplicadas sobre educação ecológica, tendo a paisagem como ambiente de aprendizagem direcionada e incidental, através de experiências ambientais imediatas, tais como trilhas interpretativas e vivências na Natureza. Estas atividades visam uma estimulação pluri-sensorial, de busca do equilíbrio ecológico e emocional através do estabelecimento de laços afetivos com o meio ambiente, envolvendo o significado do reconectar-se com a Terra. Visa ainda contribuir para processos de sensibilização e conscientização ambiental a partir da visão ecológica, induzindo a mudanças atitudinais no sentido do desenvolvimento de condutas pro-ambientais mais conscienciosas, bem como subsidiar programas e projetos vinculados às políticas públicas direcionadas à conservação e valoração da paisagem natural e cultural.
  • ItemTese de livre-docência
    Contribuição à caracterização nanoestrutural por saxs de sonogéis de sílica obtidos por processo sol-gel
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-11-30) Vollet, Dimas Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As características estruturais de sonogéis obtidos a partir da hidrólise ácida do TEOS estimulada por ultrasom foram estudadas por espalhamento de raios-x a baixo ângulo (SAXS). O estudo inclui: i) o processo de agregação em diferentes temperaturas; ii) o envelhecimento dos géis úmidos na fase líquida de preparação e depois da troca da fase líquida por álcool e acetona; iii) a secagem dos géis; iv) a estrutural evolução de xerogéis e aerogéis com o tratamento térmico até 1100 oC; e v) um estudo comparativo usando SAXS e adsorção de nitrogênio na caracterização de aerogéis e xerogéis... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
  • ItemTese de livre-docência
    O caminho novo: o Vale Histórico da Serra da Bocaina - opulência e decadência da sub-região paraibana paulista (reintegração de um espaço geográfico 'deprimido')
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-08-04) Antonio Filho, Fadel David [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa resgata o trecho paulista do “Caminho Novo”, antiga estrada geral de São Paulo, ligação terrestre com o Rio de Janeiro, a partir do século XVIII. No chamado Vale Histórico da Serra da Bocaina, cujo relevo se apresenta muito movimentado, a cultura do café penetrou em território paulista. Esta sub-região do Vale do Paraíba tornou-se uma das mais prósperas do país. A fase posterior, de queda na produção cafeeira, transformou-a numa região “deprimida” e estagnada. Atualmente, existem esforços para, através dos diversos ramos do turismo, reativar e dinamizar esta região vale-paraibana paulista, de modo a reintegrá-la ao pujante sistema econômico de São Paulo.
  • ItemTese de livre-docência
    Sedimentação na bacia do Pantanal Mato-Grossense, Centro-Oeste do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-09-12) Assine, Mario Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The Pantanal is a Quaternary sedimentary basin located at the left margin of the Upper Paraguay River, west-central Brazil. Basin infilling was mainly by siliciclastic sediments and the stratigraphic succession exhibits an overall finingupward pattern. The depositional system tract is composed by a large meandering fluvial plain and several marginal alluvial fans, being the Taquari megafan the most striking feature. The present landscape is a complex tropical wetland, with geomorphic features derived from the present conditions and other inherited from successive Pleistocene and Holocene climates. During the Pleistocene, the sedimentary environment was dominated by braided alluvial fans, the original geometry of which is preserved as relict forms, permitting remarkable patterns of distributary paleochannels to be easily recognized in satellite images. Eolian processes were active in some abandoned lobes, contemporaneously with sedimentation in active fan lobes. Closed ponds bordered by lunette sand dunes, originally salt pans produced by eolian deflation, are relict eolian landforms in the Pantanal landscape. Eolian processes were probably more effective at the glacial maximum. Landscape has been changing in the Pantanal area since the end of the Pleistocene in adaptation to a more humid and warmer environment prevailing during Holocene. Initiation of the modern wetland has occurred during the Pleistocene / Holocene transition, with the change to a more humid climate and the individualization of lacustrine systems. The modern Pantanal wetland is a vast expanse of poorly drained lowlands that experiences annual flooding from summer to fall months. Although climatic fluctuations have occurred during all the Holocene, the alluvial fans have remained active depositional systems and lobes were formed by progradation and abandonment. Abandoned lobes were subjected... (Complete abstract click electronic address below)
  • ItemTese de livre-docência
    Argilas: composição mineralógica, distribuição granulométrica e consistência de pastas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-10-25) Moreno, Maria Margarita Torres [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As argilas vermelhas, utilizadas para cerâmica estrutural e de revestimentos, apresentam variações significativas que se refletem no comportamento apresentado durante o uso, para obtenção de determinado produto. Dentro de cada segmento industrial há requisitos básicos para que uma determinada argila ou mistura tenha capacidade de dar produtos que se encaixem dentro das respectivas Normas. Um dos parâmetros básicos para sua classificação é a absorção de água das peças cerâmicas, que resulta da presença de poros abertos. Esta depende, tanto das matérias primas utilizadas, quanto dos processos aplicados durante a fabricação (moagem, umidificação, conformação e queima, principalmente). Neste trabalho foram estudadas argilas vermelhas provenientes da Formação Corumbataí na região do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes (SP) e da Formação Tatuí na região de Cesário Lange (SP) procurando parâmetros indicativos que permitam uma seleção apropriada de matérias primas para realizar combinações adequadas das mesmas, para revestimentos via seca no primeiro caso, e blocos estruturais no segundo. Foram amostradas argilas com características diferentes, estudando a evolução da sinterização com o aumento da temperatura visando analisar a influencia da distribuição granulométrica e da mineralogia no comportamento apresentado. Com as mesmas amostras foram preparadas misturas calculando a contribuição de cada matéria-prima baseado na absorção de água de cada componente, prefixando a temperatura de queima e o valor de absorção de água. As diferenças entre os valores experimentais e os esperados foram analisadas visando entender as causas das variações. A distribuição de partículas resultante da moagem das matérias primas é influenciada fortemente por processos de intemperismo, sendo que, em termos gerais, as mais intemperizadas...
  • ItemTese de livre-docência
    Geografia e consumo: dinâmicas sociais e a produção do espaço urbano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-12-17) Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As reflexões elaboradas nesta pesquisa se preocuparam em abordar o consumo como categoria de análise geográfica e, por meio de seu entendimento, compreender os principais impactos na produção do espaço urbano, na atualidade. Observadas as metrópoles de São Paulo, Lisboa, Seoul e Dubai, construiu-se um pensamento que considera a metrópole como espaço-sedutor. Nesta investigação, elaborou-se uma leitura das paisagens do consumo nas referidas metrópoles e várias foram as contradições encontradas nas relações de consumo e na produção do espaço urbano, e para debatê-las foi essencial o uso do método dialético. O reconhecimento das articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, também ganhou importância neste estudo. Ao final da pesquisa procurou-se abordar o consumo como dimensão social da questão ambiental, e assim outros conflitos foram apontados, entre eles a existência de uma geografia da felicidade paradoxal e a emergente necessidade de se minimizarem os impactos ambientais do consumo