Design e usabilidade: interação, satisfação e afetividade em objetos de aprendizagem

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Data

2014

Autores

Ferraresso, Henrique Luiz Perroni [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

With regard to digital native students, you bet on the use of technology in the classroom as a motivating factor and, if properly used, a satisfactory tool to support teaching in the transmission and construction of knowledge. However, many of the digital educational materials developed to date require a more detailed and functional for better production and development analysis. Many of the analyzes conducted to understand the quality of an educational software focus only in the issue of usability of the system, and for educational material is not enough t evaluate the usability of the system, but also his ability to convery pedagogical content sothe user to obtain satisfaction in this interaction. In learning situations Design acts as a line of inquiry, preferably inserted in the academic field. it basic principle is to improve the process os knowledge construction. Accordingly, each design solution is the search for balance between interests and needs of users as well as companies and educational bodies turned to production of instructional materials and educational materials and software. The present study aimed to explore the role of design process of learning, through the concept of Affection found on Bloom's Taxonomy. Such a connection was possible, by understanding that the design directly influence the factor of Affection and this is present in the learning process of an individual. From the results obtained, it was possible to find a corresponding interaction between data analysis and usability of affection, present the evaluation of learning criteria of Bloom, thus indicating a relationship between these factors and possible interdependence has not seen more scientific deepening. Thus, the survey show that it is possible to perceive a connection between the factors: design usability, and affectivity learning and that the user perceives them with some connection since they considered an acceptable product when the presence of...
Com relação aos estudantes nativos digitais, se aposta no uso da tecnologia em sala de aula como um fator de motivação, e, se usada corretamente, uma satisfatória ferramenta de auxílio ao docente na transmissão e construção do conhecimento. Porém, muitos dos materiais educacionais digitais desenvolvidos até o momento carecem de uma análise mais criteriosa e funcional para sua melhor produção e desenvolvimento. Pois, muitas das análises realizadas para se perceber a qualidade de um software educacional concentram-se apenas no quesito de usabilidade do sistema, sendo que para um material educacional não basta apenas avaliar a usabilidade do sistema, mas também sua capacidade de transmitir o conteúdo pedagógico de forma que o usuário obtenha satisfação nessa interação. Em situações de aprendizagem o Design atua como uma linha de investigação, sendo inserida preferencialmente no campo acadêmico. Seu princípio básico é potencializar o processo de construção de conhecimento. Nesta perspectiva, cada solução de Design representa a busca de equilíbrio entre interesses voltados à produção de materiais instrucionais e os materiais e softwares educacionais. O presente estudo propôs-se a explorar a atuação do Design, no processo de Aprendizagem, através do conceito de afetividade encontrado na Taxonomia de Bloom. Tal conexão foi possível, pelo entendimento de que, o Design influencia diretamente o fator da 'afetividade' e esta se faz presente no processo de aprendizagem de um indivíduo. A partir dos resultados obtidos, foi possível encnotrar, uma interação correspondente entre os dados das análises de usabilidade e da afetividade, presente na avaliação dos critérios de aprendizagem de Bloom, indicando assim uma relação entre estes fatores e uma possível interdependência ainda não verificada com maior aprofundamento científico. Assim sendo, a pesquisa realizada aponta que é possível receber uma...

Descrição

Palavras-chave

Desenho industrial, Design centrado no usuário, Afetividade, Objetos de aprendizagem, Tecnologia, Educação, Industrial design

Como citar

FERRARESSO, Henrique Luiz Perroni. Design e usabilidade: interação, satisfação e afetividade em objetos de aprendizagem. 2014. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.