Retratos de uma sala de aula: projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais

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Data

2014-02-20

Autores

Santos-Minatel, Maria Angela Dias dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Our main objective was to ivesetigate and report the math learning process through problems and projects with students from primary years. Our question problem was: How does math learning happen based on projects and problem-solving? This is a qualitative research characterized as a Case Study of a multi-grade classroom from a bilingual, private located in Bauru (SP, Brazil). We used as research tools: participant observation, interviews, diaries, students' notes, pre and post-tests for producing data during one school trimester. The math contents were: number system, tables on graphs, linear measurement, addition and subtration. We proposed a descriptive analysis identifying how projects and problem solving methods were used. We concluded project based learning was more focused on integrating math with themes and other subject matters while the problem based learning was focused on questions and problems that were posed to students about the math content. With our results, we also concluded that in some activities problem and project based learning happened together as a mix, with characteristics of both theories; in other moments problem solving and projects happened separately, in very distinct moments. Besides problems and projects, we had other resources that contributed with math learning, such as worksheets, writing on students' math notebooks and math diaries, conversations about math with the interviews and assessments. The results aim to colaborate with teachers from primary years and with researches in Math Education, offering possibilities for reflections and discussions on teaching and leaning that math seeking best practices
Nosso principal objetivo foi o de investigar e de retratar a aprendizagem matemática por meio de projetos e resolução de problemas (RP) com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como questão norteadora, tivemos: Como ocorre a aprendizagem matemática baseada em projetos e resolução de problemas. Essa pesquisa de caráter qualitativo caracteriza-se como um Estudo de Caso de uma sala multisseriada dos anos iniciais de uma escola bilíngue particular do município de Bauru(SP). Utilizamos como instrumentos de pesquisa: observação participante, entrevistas, diário de campo, registros dos alunos, pré e pós-textes para a produção de dados durante um trimestre letivo. Os conteúdos matemáticos abordados foram: Sistema de Numeração, Tabelas e Gráficos, Unidades de Medidas Lineares, e Adição e Subtração. Propusemos uma análise descritiva do conjunto de dados produzidos, identificando e analisando como foram utilizadas as metodologias de ensino por projeto e RP para a aprendizagem matemática. Concluímos que nosso trabalho com a metodologia de projetos se voltou mais para a integração da matemática com temas e outras disciplinas, enquanto a metodologia de ensino através da resolução de problemas tinha como foco problematizr por meio de perguntas e situações problemas o conteúdo matemático a ser ensinado. Com nossos resultados também concluímos que em algumas atividades as duas metodologias coexistiram, compondo um emaranhado formado por características de ambas as teorias: em outros momentos ora o que predominou foi a resolução de problemas, ora o ensino por projetos. Aliado ao ensino por meio dessas duas metodologias, tivemos outros recursos como listas de exercício, registros no caderno e em diários de matemática dos alunos, avaliações e diálogos marcados pelo uso das entrevistas que contribuíram para a aprendizagem da matemática. Essa pesquisa espera colaborar com problemas dos anos iniciais...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Matemática, Ensino fundamental, Aprendizagem, Ensino, Education

Como citar

SANTOS-MINATEL, Maria Angela Dias dos. Retratos de uma sala de aula: projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais. 2014. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.