Dissertações - Ensino de Física (mestrado profissional) - FCT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 47
  • ItemDissertação de mestrado
    Sequência didática para o ensino teórico-prático sobre máquinas térmicas usando materiais potencialmente significativos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-22) Amor, Renan da Silva; Souza, Agda Eunice de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática (SD) usando metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino. O tema escolhido foi Máquinas Térmicas, tendo em vista a sua interdisciplinaridade e sua presença no cotidiano. A sequência foi desenvolvida segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel que proporciona uma assimilação do que o indivíduo traz consigo para a construção de algo novo. Foi aplicada em uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola estadual do estado de São Paulo, no modelo de ensino integral. A SD apresenta seis aulas com diferentes abordagens, atividades e metodologias, de modo que o aluno se torne protagonista de seu próprio aprendizado, sendo o professor o mediador do mesmo. Os alunos realizaram ativamente as atividades propostas, tais como, leituras e interpretação de textos, aulas experimentais, visualização e discussão de vídeos e utilização de simuladores. As atividades propostas foram desenvolvidas de forma a otimizar o tempo em sala de aula, priorizando argumentações e soluções de problemas contextualizados, permitindo, portanto, uma interação evidente entre professor e aluno. Em todas as aulas da sequência houve algum tipo de metodologia que evidenciasse a participação ativa do estudante, cuja avaliação do conhecimento ocorreu durante todo o processo de desenvolvimento da SD. Ao final, foi proposta uma avaliação contendo questionários abertos e dissertativos, além de uma pesquisa qualitativa de satisfação dos alunos para com a sequência. Os resultados de aplicação desta proposta de SD foi satisfatório, tendo em vista o desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas, bem como as opiniões reveladas pela turma. Para complementar o trabalho desenvolvido, os resultados de aplicação desta SD foram comparados a outros, apresentados por outra sala de 2 ano do ensino médio da mesma escola, porém, sem a utilização da sequência didática proposta. Novamente, pôde-se notar, mediante a performance dos alunos na avaliação final, que a SD pode ter sido um diferencial para os alunos, cujo aprendizado apresentou indícios de significância, como prevê a teoria de Ausubel, adotada neste trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma abordagem híbrida para ensino das leis de Newton
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-26) Oliveira, Fabiana Souza; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aprimoramento no estudo da Física para o segmento do Ensino Médio. Para tanto, foi proposto e desenvolvido um produto educacional na forma de sequência didática na primeira série do Ensino Médio de uma escola pública, no município de Centenário do Sul, Paraná. O tema escolhido para esta dissertação foi Leis de Newton, por se destacar como sendo um dos assuntos de suma importância em nosso cotidiano. Devido à pandemia do Coronavírus/COVID-19, parte deste trabalho foi realizada on-line, e, por conseguinte, as demais partes foram desenvolvidas presencial e por meio da plataforma de videoconferência, concomitantemente. Nele, há uma contextualização prévia sobre os dois anos de pandemia na educação do estado do Paraná. A sequência didática aplicada possui 12 aulas, com a duração de 50 minutos cada. Para essas aulas, foram utilizados os próprios slides que a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná disponibilizava para todo o estado. Portanto, a proposta deste trabalho é contribuir para compreensão dos estudantes sobre as aplicações das Leis de Newton no cotidiano, ao utilizar recursos digitais de vídeos interativos e simuladores virtuais nas aulas de Física. Os resultados de aplicação deste trabalho foram satisfatórios. Apesar das circunstâncias, durante a aplicação, os alunos apresentaram boa compreensão sobre as aplicações das Leis de Newton, por meio das tecnologias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-29) Peruqui, Leonardo de Oliveira; Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho propõe o desenvolvimento de um minicurso de Astronomia utilizando o ensino híbrido. Parte deste minicurso foi preparado para ser oferecido na modalidade EaD, em que são oferecidos materiais teóricos e atividades on-line, além de videoaulas que os alunos poderão acessar em lugares alternativos e momentos adequados à sua rotina. Também, são oferecidas aulas experimentais que podem ocorrer na modalidade presencial. Embora a proposta seja para um ensino híbrido, a aplicação deste trabalho ocorreu âmbito totalmente remoto, devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, mostrando, portanto, uma versatilidade quanto à sua metodologia de aplicação. Neste contexto, pode-se dizer que os encontros com os alunos podem ser tanto presenciais, seguindo a proposta original do produto educacional, quanto à distância, como mostrado neste trabalho, com a coleta de dados apresentada. A proposta deste trabalho é, portanto, combinar metodologias ativas para direcionar o minicurso, que, por sua vez, poderá ser utilizado pelo professor de Física para ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio. Os resultados de aplicação deste trabalho foram satisfatórios, dadas as circunstâncias de sua aplicação. As aulas previstas para serem presenciais, e, que ocorreram de forma remota, não prejudicou a proposta inicial, de acordo com a concepção dos alunos participantes. Com isso, pode-se dizer que a proposta de um minicurso de ensino híbrido de Astronomia pode ser desenvolvida em qualquer ambiente e para vários públicos das escolas de Ensino Médio, ou até mesmo para o ensino Superior.
  • ItemDissertação de mestrado
    A acústica no ensino fundamental: uma abordagem investigativa utilizando instrumentos musicais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-10) Silva, Wiverson Moura; Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A acústica é a área da Física que trata das leis do comportamento do Som e dos fenômenos ondulatórios que lhes são relacionados. Os sons estão presentes em nosso cotidiano de muitas formas, indicando o funcionamento de máquinas, notificando o recebimento de mensagens, em uma conversa, orquestra, e na natureza de infinitas formas. Tomando como fundamento a importância do Som, procura-se contribuir com o ensino da acústica, necessário no ensino fundamental. Sabe-se que este tema é tratado muito superficialmente nas escolas públicas do Estado de São Paulo, sendo o enfoque principal a intensidade sonora e os seus efeitos na audição humana, com pouca ou quase nada da contextualização necessária para a aprendizagem. Pensando nisto esta dissertação tem por objetivo produzir um material didático utilizando-se da metodologia de Ensino Investigativo (EI). O ensino por investigação obtém informações sobre problemas, procurando respostas no grupo através do diálogo com a monitoria do professor. Pretende-se auxiliar o professor no ensino da acústica, bem como despertar o interesse do aluno sobre a relevância deste, sobretudo sua relação com a música e suas características que permitem a aplicação em atividades diárias.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso do scratch como ferramenta de apoio ao currículo paulista na criação de uma sequência didática com o desenvolvimento de simuladores e animações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-01) Rodrigues, Rubens Luiz; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho propõe a utilização do Scratch como ferramenta de ensino na criação deuma sequência didática com o desenvolvimento de simuladores e animações associadasàs atividades propostas pelo Currículo Paulista que, além de contribuir para a melhorada qualidade do ensino de Física, sugere um material de apoio ao professor para quepossa contribuir na aplicação de novas metodologias de ensino. A metodologia dessetrabalho se resumiu em uma sequência didática composta por 12 aulas de 45 minutoscontendo discussões, animações e simulações por meio da plataforma do Scratch. Alémdisso, a aplicação dessa metodologia foi caracteriza pelo uso da quantificação na coletade dados e por questionários em busca dos conhecimentos prévios dos alunos, tomandocomo base a Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e as concepções de Zabalano desenvolvimento da sequência didática. Desta maneira, os questionários auxiliaramna realização do levantamento de dados sobre as motivações dos grupos, assimilação einterpretação de determinados comportamentos, bem como, opiniões e perspectivas deaprendizagem. A sequência didática aplicada foi bem aceita pelos alunos, de acordo com aopinião dos mesmos nos resultados apresentados pelos questionários aplicados. Por fim,verificou-se que o uso de simulações e animações no Scratch tem a possibilidade de trazerbons resultados, relacionados com o potencial de aprendizagem significativa dos alunos noaprendizado de Física.
  • ItemDissertação de mestrado
    A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-28) Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]; Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois eles enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas e teóricas no pouco tempo de aula destinado a esta disciplina, se comparado com o tempo dedicado às outras. Isto se agrava se falarmos da formação do professor e da condição de trabalho encontrada em muitas escolas, principalmente públicas. As reflexões sobre a experimentação e como fazer para relacionar teoria e prática, são objetivos deste trabalho de construção de um acelerador magnético para a aprendizagem de conceitos de massa, velocidade e energia. A construção do equipamento em parceria professor-aluno, evidencia a importância de atividades práticas em sala de aula, aproximando os alunos do universo científico e consequentemente gerando uma aprendizagem significativa. Utilizando materiais de fácil aquisição foi confeccionado um acelerador magnético com o intuito de apresentar os conceitos de forma mais interessante e significativa, como mostram os resultados. No produto educacional apresentado como apêndice, podemos apreciar todas as atividades desenvolvidas nas aulas incluindo atividades teóricas e práticas e uma sequência didática que pode ser utilizada pelos professores de Física no planejamento das aulas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Instrumentos ópticos como recurso didático para a formação do conceito de imagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-25) Andrade, Gustavo Thiago Souza; Santos, Renivaldo José dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa um estudo analítico e experimental da óptica geométrica, abordada no Ensino Médio, cujos fundamentos e aplicações são a base para conceituar a formação de imagens. Realizou-se uma análise histórica relativo ao estudo do comportamento da luz nos meios ópticos, seus princípios e um estudo e compreensão das suas aplicações desde a câmara escura de orifício (pinhole) até demais instrumentos ópticos que utilizam lentes como o projetor de imagens a fim de tentar reproduzir, de maneira alternativa, uma ferramenta artística utilizada principalmente no período do renascimento (XIV até XVI) em quadros pelos artistas da época. Neste contexto, os alunos confeccionaram projetores simples feitos com materiais cotidianos e, com o auxílio de seus aparelhos celulares e cartazes fixados como anteparo para a projeção e contorno das imagens projetadas, recriaram as condições utilizadas no período do renascimento. Os resultados mostraram que metodologia ativa e a aula invertida foram cruciais no processo de aprendizagem dos alunos, pois favoreceu a compreensão dos conceitos físicos abordados, uma vez que, os alunos eram os protagonistas do processo de construção do dispositivo e ao mesmo tempo, do processo de construção do conhecimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Informação enviada através de ondas eletromagnéticas: estudo teórico-experimental e desenvolvimento de material didático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-04) Lima, Elena da Silva; Saenz, Carlos Alberto Tello [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As Ondas Eletromagnéticas fazem parte do mundo moderno sendo que muitas das informações que temos no mundo atual, através das redes sociais, por exemplo, são enviadas e recepcionadas através delas. Com o objetivo de mostrar aos alunos de Ensino Médio como é realizada esta transmissão e recepção, foi confeccionado um circuito eletrônico o qual funciona como transmissor de um sinal obtido por meio de um celular sendo que o circuito processa esta informação e a transmite em forma de onda eletromagnética através de uma antena para outro celular que recepciona a informação por meio de ondas em FM. Como exemplos de transmissão foram enviadas músicas que podem ser recepcionadas em uma frequência adequada.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de roteiros contextualizados para o ensino de física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-02) Fortunato, Bruna Paula Victoriano [UNESP]; Souza, Agda Eunice de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho consiste na elaboração de um catálogo de roteiros desenvolvidos de forma contextualizada, para que o professor possa utilizá-lo ao final da abordagem de alguns temas da Física, trabalhados em sala de aula. Tais roteiros permitem que os alunos revejam conteúdos e reconheçam suas aplicações no cotidiano e na vida real, além de coloca-los como sujeitos ativos de sua própria aprendizagem, capazes de compartilhar tais conhecimento adquiridos, extrapolando os limites da sala de aula. Os roteiros elaborados trazem, portanto, curiosidades, exemplos reais ou aplicações do conteúdo no cotidiano, atividades lúdicas e experimentais, além de contextualização e problematização dos conteúdos envolvendo a utilização da linguagem matemática. Um dos roteiros, pertencente ao catálogo, foi aplicado em sala de aula, junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública. O roteiro utilizado foi aplicado na forma de atividade ao final da abordagem do tema termometria. A metodologia de aplicação deste roteiro adotou estratégias de coparticipação em pequenos grupos para o desenvolvimento das atividades nele propostas. Também, foi realizado um levantamento individual das opiniões dos alunos sobre o desenvolvimento da atividade e uma avaliação sobre a assimilação de alguns conceitos físicos envolvidos. Os resultados obtidos com essa aplicação mostraram que o perfil do material proposto tem potencial para ser utilizado em sala de aula como uma ferramenta alternativa para proporcionar a participação ativa do aluno. Além disso, os resultados também mostraram que as atividades lúdicas, a experimentação e a contextualização contidas no roteiro permitiram uma maior socialização e assimilação por parte dos alunos, enquanto a problematização envolvendo operações e notações matemáticas tiveram um menor aproveitamento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma proposta pedagógica utilizando sala de aula invertida no ensino da óptica geométrica: a questão da emoção em sala de aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-30) Rosseto, Fernando [UNESP]; Araya, Ana Maria Osório [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The undeniable changes in the profile of students in recent decades are provided mainly by the intense action of the media and new technologies in their daily lives. The early and inordinate contact with this vast amount of information is resulting in restless, anxious young people unable to cope with both emotions and decision-making, facts that instantly reflect on the school environment, the relationships among teachers, students and program content as well as the cognitive development of children and adolescents. In particular, physics presents itself as unattainable and incomprehensible knowledge for most of these twenty-first-century students, who often complete the high school cycle without even abstracting elementary concepts of the subject and with an incalculable stressful burden. Thus, using the elaboration and application of a didactic sequence that contemplates the management of emotions and active methodologies, specifically the inverted classroom, it was intended through this work, to correlate the development of emotional intelligence of students and teachers during the physics classes. The results obtained were satisfactory, since they allowed concluding that the development of emotional intelligence is fully possible to be combined with the study of physics, motivating and instigating students to scientific knowledge. The dissertation product is presented as the didactic sequence containing all the activities developed and the results obtained in classes on the content "Introduction to Geometric Optics".
  • ItemDissertação de mestrado
    Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-03) Maekawa, Osamu [UNESP]; Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias de ensino e aprendizagem de eletricidade para o Ensino Médio. A proposta envolve a abordagem do conteúdo na forma de revisão, porém com a participação ativa dos estudantes. Para isso, foi elaborado um jogo pedagógico de tabuleiro que busca sintetizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Com ele, é possível explorar posturas de convivência, integração, inter-relação social e complementaridade entre os participantes. O jogo consiste em manter os jogadores empenhados em resolver questões conceituais sobre eletricidade com diferentes níveis de dificuldade. O jogo é composto de um tabuleiro, cartas contendo questões, problemas ou curiosidades, e, peças que caracterizam a equipe jogadora. Os resultados da aplicação do jogo em duas escolas, uma pública e outra particular da rede de ensino, permitiram avaliar a importância da utilização de estratégias ativas no ensino de Física, além de mensurar qualitativamente as contribuições deste recurso pedagógico no aprendizado de eletricidade, contribuindo para um ensino mais significativo de um conteúdo essencialmente conceitual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-26) Caetano, Victor; Aoki, Pedro Henrique Benites [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do estado de São Paulo, a sequência apresenta 7 aulas com diferentes abordagens e metodologias, como interpretação de texto jornalístico, aula experimental com simulador e aula prática. Cada aula teve seus resultados avaliados através de alguma metodologia ativa, tendo os estudantes como um todo, apresentado indícios de aprendizagem significativa. A própria sequência passou pela avaliação dos alunos, que apontaram o quão significativa cada uma das atividades foram para seu aprendizado, além de escolherem dentre todas as atividades a que consideraram mais importante na situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, apresenta-se a sequência e todas as atividades produzidas pelo professor, como produto educacional adaptável e aplicável por qualquer docente para qualquer turma do Ensino Médio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aprendizagem Baseada em Problemas e o ensino do conceito de geração de energia elétrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-09-27) Oliveira, Rodrigo Afonso La Casa [UNESP]; Araya, Ana Maria Osório [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por muitas vezes o processo de ensino aprendizagem é ineficiente quando a metodologia empregada pelo professor é pouco estimulante. Em geral esta é uma das razões pela qual o aluno de ensino médio é pouco motivado a estudar Física e sempre a considera como uma disciplina difícil e desinteressante. Para mudar este panorama existem atualmente propostas metodológicas que colocam o aluno no centro do processo de ensino como agente ativo, sendo ele o protagonista de sua própria aprendizagem. Uma das metodologias que já foram testadas com resultados positivos e foi abordada nesta pesquisa é chamada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), caracterizada por uma situação problema, que leva os alunos a uma análise, reflexão a apontamento de soluções para resolvê-la em todos seus aspectos. Nesta metodologia o professor atuará como um orientador do processo, sendo necessário a organização do conteúdo e atividades em uma Sequência Didática (SD). Apresenta- se como produto da dissertação a SD contendo todas as atividades que compõem a ABP e os resultados obtidos em aulas sobre o conteúdo “Geração de Energia”.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-08-20) Mafra, Marta Ferreira; Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em meados de 2015, chegou às escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede pública estadual, o Kit Robótica Arduino, composto por um conjunto de componentes de eletrônica, sendo uma placa Arduino e dois pequenos livros. Para utilizar esses materiais, a Diretoria de Ensino assumiu a tarefa de capacitar os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e contou com o apoio da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Durante as capacitações compostas por Orientações Técnicas – OT – e por Curso, foram verificadas in loco as dificuldades dos professores no manejo com os projetos de Robótica, surgidos principalmente pela carência de conteúdos de eletrônica. Ao término das capacitações e da análise de seus resultados, surgiu a ideia de criar um Manual Simplificado de Eletrônica (Apêndice) com os elementos básicos da Eletrônica e de elaborar Propostas de Atividades Experimentais – PAE – (Apêndice). Foi criada uma metodologia, a fim de tornar mais eficazes as atividades de treinamento de professores focadas no Kit Robótica Arduino. Para avaliar a metodologia, foram realizados experimentos usando a metodologia proposta em uma escola pública de Presidente Prudente, os quais, tendo obtido bons resultados, são discutidos neste trabalho. Espera-se que sua divulgação em outras Diretorias de Ensino da região possa reduzir o tempo utilizado em treinamento de professores, bem como melhorar a competência na implantação da Robótica. Embora a maioria das escolas da rede pública estadual ainda não tenha recebido o Kit Robótica Arduino, quando isso acontecer, certamente enfrentarão problemas semelhantes aos que levaram à elaboração desta dissertação.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem de física contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-07-03) Selmini, Maikon Cesar; Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A busca por novas metodologias e ferramentas didáticas, aplicada às aulas, têm sido discutidos em vários trabalhos na área de Ensino de Ciências, especificadamente, no Ensino de Física. Uma alternativa tem sido o uso da aprendizagem significativa de Ausubel, utilizando o processo de ancoragem na aprendizagem dos novos conceitos, proporcionando a verificação das relações entre os conceitos gerais e os específicos. Os Mapas Mentais é uma potencial ferramenta de pensamento para verificação das relações conceituais já que trata-se de um diagrama que busca relacionar os conceitos trabalhados através de palavras-chaves organizando-os através de tópicos e subtópicos relacionando conhecimentos específicos a um assunto geral proposto na construção do Mapa Mental. Isto permite ao aluno relacionar os conteúdos, através das regras de construção dos Mapas Mentais, utilizando cores, ilustrações e pequenas sínteses dos assuntos fazendo dessa ferramenta de pensamento, uma proposta potencialmente para o acompanhamento da Aprendizagem Significativa. Este trabalho descreve o uso de Mapas Mentais, como uma possível ferramenta associada ao processo de ensino-aprendizagem, aplicados aos conceitos da Física Contemporânea, em específico, ao estudo dos Espectros Atômicos utilizando a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
  • ItemDissertação de mestrado
    A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-05-31) Ribeiro, Renan Cesar [UNESP]; Xavier, Celso Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As tecnologias inseridas nas salas de aulas estão cada vez mais recorrentes, no entanto, não significa que estão sendo utilizadas da maneira correta ou de maneira significativa para o aluno. De um lado, o corpo docente encontra-se despreparado para enfrentar as diversidades que a tecnologia oferece, de outro lado, os alunos estão cada vez mais conectados com seus smartphones, tablets e computadores. Desse modo, a pesquisa “A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações” possui o objetivo de desenvolver sequências didáticas utilizando recursos de programação por meio da plataforma Scratch. Este trabalho propõe facilitar o aprendizado do aluno de maneira interativa e construtiva utilizando a plataforma Scratch, desenvolvendo por meio da programação, estratégias como simulações e animações com a criação de um personagem que interage com o aluno tornando o aprendizado significativo e dinâmico. Dessa forma, a elaboração da sequência didática usando o Scratch, conterá ferramentas que poderão proporcionar aprendizagem significativa.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino de ondas sonoras para alunos com deficiência auditiva utilizando um kit experimental sensitivo e uma sequência didática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-12-13) Gomes, Mariana Rubira [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho se baseia nas inquietações surgidas na tentativa de propiciar um ensino adequado de Física às pessoas com deficiência auditiva e surdas. Ao refletir sobre a temática em questão, percebe-se que os professores não estão preparados para receber esses alunos no ambiente escolar. A inclusão está presente nas salas regulares de ensino, mas infelizmente ela não tem sido subsidiada como deveria. Não basta inserir o aluno na sala de aula, incluir vai além, é preciso metodologias que proporcionem um desenvolvimento humano efetivo a todos os alunos, ouvintes e surdos. A proposta desenvolvida nesta pesquisa vai ao encontro dessa dificuldade. Foi desenvolvido um kit experimental explorando o sentido da visão e sensações táteis para ensinar as qualidades fisiológicas do som. Para trabalhar com o kit foi montada uma sequência didática contendo recursos e atividades diversificados com ênfase na abordagem experimental e exploração sensorial. As atividades possibilitaram entender: como ocorre a interação dos alunos surdos com o kit experimental, e se ele pôde propiciar a compreensão do comportamento das ondas sonoras. Ao longo das atividades foram aplicados questionários e roteiros experimentais por meio dos quais os alunos descreveram suas experiências, percepções e conteúdos adquiridos durante as aulas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que permitiram concluir que o ensino de Física, em especial o estudo das ondas sonoras, é possível de ser realizado na perspectiva da inclusão de alunos surdos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-10-26) Braz, Douglas Henrique de Oliveira; Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando das práticas em laboratório como uma estratégia enriquecedora no processo de ensino, visou-se um estudo direcionado na elaboração e estruturação das atividades experimentais a serem desenvolvidas em sala de aula, compreendo assim as dimensões pedagógicas presentes na prática laboratorial atrelada à construção do conhecimento do aluno em uma aprendizagem significativa. Partindo dos experimentos propostos pelo Material Apostilado do Governo do Estado de São Paulo, realizou-se novas estruturações, com objetivos e metas direcionados em uma proposta de atividade investigativa. Essas dimensões pedagógicas além de qualificar o ensino, disseminam nos alunos uma autonomia de construir seu próprio laboratório onde quer que estejam seguindo sua intuição a partir das abstrações que podem alcançar. Os experimentos quando apresentados em minuciosos roteiros norteiam os caminhos a serem seguidos, levando à prática da tentativa e erro, cravando em seu cognitivo aquilo que é útil e aplicável em seu cotidiano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposta de Sequência Didática: utilização de simuladores no aprendizado de gráficos em Cinemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-12-21) Oliveira, Roger D'Avila [UNESP]; Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho é apresentada uma Sequência Didática para o ensino de Cinemática, utilizando como ferramenta simuladores para auxiliar na aprendizagem de Gráficos dos movimentos Uniforme (MU) e movimento uniformemente variado (MUV). O objetivo principal é apresentar aos professores e alunos simulações e roteiros para trabalhar com eles em sala de aula e analisar o ganho ou não dos alunos. Foram escolhidos três simuladores que serão utilizados como ferramentas dentro de uma sequência didática deste conteúdo. A pesquisa foi realizada com um grupo de 28 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola privada localizada na cidade de Descalvado. Após a análise do roteiro inicial este foi modificado para uma melhor compreensão do simulador e se elaborou uma versão para o Professor, para analisar a intencionalidade de cada tarefa pedida nos roteiros que tinham a finalidade de explorar as características e as relações entre os gráficos, do MRU e do MRUV. Os resultados mostram que de entre os recursos que os alunos apontaram como importantes para sua aprendizagem estão experimentos e uso do laboratório de informática. Eles indicaram que o uso das simulações ajuda a entender a prática pois podem visualizar e rever a teoria.
  • ItemDissertação de mestrado
    Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-09-11) Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]; Pena, Angel Fidel Vilche [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Física ou Ciências e afins. Neste cenário, o ensino de astronomia, que está entre os temas abordados no Ensino Médio, tem-se mostrado aquém de sua relevância e significado em sua apresentação. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento, um simulador Sol-Terra, ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, um simulador do movimento relativo solar relaciona ao cotidiano os fenômenos existentes nesta relação. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta roteiro de aplicação e questionários para verificação do nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Superior em dois momentos, antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações, visando a utilização dos professores na Educação Básica.