A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico: em busca das marcas ideológicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Anjos, Priscila Maria Dos
Moreira, Walter [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Discusses some aspects of newspaper hypertextual article in order to find their ideological marks. Assumes that the choice of the element of contact with other texts (links), when producing an article reveals the author's ideology and the institution he represents. Intends to offer the less experienced reader of news, conditions to the development of more fruitful reading. Argues that reading is a process of interaction between reader and text and that requires the presence of an active reader, able to construct new meanings. Establishes as a general objective to identify the ideological marks presents in hypertext and its relation to the critical reading of the media. This theme is treated with special attention to its educational aspects, aiming at understanding the reality that educators must become familiar with, in order to turn more effective the processes of education for the media.
Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes.

Descrição

Palavras-chave

Organização da informação, Hipertexto, Artigo jornalístico, Ideologia

Como citar

Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, v. 2, n. 4, p. 91-99, 2011.