Teses de livre-docência - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • ItemTese de livre-docência
    Da mão ao ouvido: fichas sobre pensamento e linguagem e uma melodia acompanhada de Willy Corrêa de Oliveira
    (2022-07-05) De Bonis, Mauricio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As condições de trabalho que se nos apresentam para a composição musical em tempos hediondos como os nossos são discutidas aqui em um ensaio na forma de 38 fichas, que se propõem correlacionar duas frentes: de um lado, a elucubração sobre as origens das linguagens humanas no Paleolítico superior; de outro, o enfrentamento pontual de um fundamento histórico da linguagem musical em uma peça para piano recente de Willy Corrêa de Oliveira. Das cinco partes textuais que compõem a tese, a primeira e a quinta enquadram a discussão em lugar de introdução e considerações finais, respectivamente. A segunda parte abre os levantamentos sobre as origens das formas articuladas de comunicação humana a partir de Walter Benjamin, Lev Vigotski e Alexander Spirkin, propondo uma ponte para suas implicações na historiografia da arte. A terceira parte modula os resultados das reflexões anteriores para a linguagem musical, situando o perfil de melodia acompanhada como um caso histórico privilegiado na efetividade da construção coletiva da comunicação do pensamento abstrato, enquanto a quarta parte consolida a discussão realizada nesse ensaio ao detalhar, como estudo de caso, a proposta de Willy Corrêa de Oliveira de enfrentamento desse perfil modelar na ausência do lastro comum de linguagem que o conformara na história, na peça para piano Melodia acompanhada, composta em maio de 2020.
  • ItemTese de livre-docência
    Catálogo crítico e temático das possíveis composições remanescentes de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832)
    (2022-06-28) Castagna, Paulo Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Adotando como problema da pesquisa a falta de trabalhos anteriores que tenham estabelecido com precisão quais foram as obras realmente escritas por João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, 08/03/1794 – Mariana, 26/01/1832), esta tese assumiu a tarefa de catalogar as possíveis composições remanescentes deste autor, localizadas em fontes musicográficas manuscritas pertencentes ao maior número possível de acervos históricos, o que envolveu a pesquisa em 90 acervos em vários estados brasileiros, a descrição e análise crítica das cerca de 950 fontes localizadas e a avaliação do nível de possibilidade de autoria de Castro Lobo para cada uma das obras catalogadas, uma vez que não foi indubitavelmente constatada a existência de autógrafos deste músico e nem localizada uma relação autografa, coeva ou autorizada de suas peças. A descrição das obras e documentos musicográficos foi realizada na forma de um catálogo crítico e temático, a partir da metodologia internacionalmente adotada para esse tipo de trabalho e fundamentada no estudo analítico de catálogos internacionais e brasileiros da obra de compositores. Além da aplicação das soluções mais eficazes que a bibliografia oferece para a solução de cada problema desta pesquisa, foi criado um sistema próprio de classificação do nível de possibilidade de autoria de cada composição catalogada, a partir da análise de evidências internas (das obras) e externas (das fontes), da pesquisa das informações históricas disponíveis e dos trabalhos já realizados sobre a música deste compositor. Considerando-se a impossibilidade de determinação das obras de autoria certa de João de Deus de Castro Lobo, em função da falta de documentos probatórios (especialmente os autógrafos musicográficos e relações autorizadas de suas obras), as conclusões técnicas do catálogo indicam a existência de 26 obras de autoria provável, 5 de autoria possível, 7 de autoria duvidosa, 14 de autoria improvável, duas obras resultantes de contrafação postmortem e uma resultante de permutação post-mortem, tendo em vista que cada uma das obras catalogadas pode tratar-se de uma unidade cerimonial (a música para uma cerimônia completa) ou de uma unidade funcional (a música para cada uma das partes da cerimônia). As conclusões musicológicas, no entanto, são a menor existência de obras, documentos e evidências do que as expectativas que existiam na bibliografia a respeito, mas cujo estudo resultou na dissolução de falsas certezas e na primazia das informações verificáveis na documentação musicográfica e administrativa, em uma visão mais científica e realista, de aplicação mais eficaz no estudo das obras deste e de outros compositores brasileiros do passado.
  • ItemTese de livre-docência
    Arte e resistência: Vincent Willem Van Gogh
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000) Ribeiro, Claudete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese apresenta uma proposta interdisciplinar para abordar o objeto artístico, almejando demonstrar como a Psicologia pode enfocar a leitura e a interpretação das produções artísticas visuais. Foram aplicados métodos psicológicos considerados eficazes para entender o fenômeno artístico e, assim, interpretar o trabalho do artista. O instrumental teórico foi o da apreensão fenomenológica e o conhecimento psicanalítoco. Trinta e nove telas de Van Gogh (produzidas em Arles, 1888; no asilo de Saint Rémy, Provence, 1889; e em Auvers Sur Oise, 1890) foram selecionadas para análise. Foram Observados os aspectos da visualidade da obra, segundo a ótica fenomenológica, e as imagens foram investigadas em sua disposição em um espaço simbólico do espaço pessoal do artista, dos elementos configurados que compõem a foma, da iluminação e cor empregadas no trabalho e da dinâmica e expressão dos conteúdos manifestos. A tese constitui-se de quatro capítulos. O primeiro apresenta a história do artista; o segundo, a teoria para abordar a percepção fenomenológica, definindo elementos utilizados para interpretar o objeto artístico; o terceiro analisa as imagens produzidas por Van Gogh no período estudado; o quarto diagnostica, analisa e interpreta a expressão das imagens. Foi também analisada a temática explorada pelo artista, de acordo com sua manifestação simbólica. A trajetória deste trabalho assemelhase ao psicodiagnóstico, que levanta hipóteses e verifica se elas são verdadeiras ou falsas. Assim foi levantada a hipótese de que a arte atuava na existência do artista como um procedimento terapêutico e mantenedor do seu equilibrio. A maior êncase da literatura recai na loucura de Van Gogh como propulsora de sua obra, visão oposta à desta tese... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)