Teses de livre-docência - FMVZ

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • ItemTese de livre-docência
    Imunidade inata, patogênese e diagnóstico de salmonelose, brucelose e leishmaniose
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-04-26) Santos, Renato de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This work provides a systematic and critical review of part of the scientific production of its author. It includes three research topics, namely salmonellosis, brucellosis, and leishmaniasis. Each one of these topics is discussed in individual chapters. Most of the data discussed here refers to pathology, pathogenesis, hostpathogen interactions, innate immunity, and diagnosis of these diseases. Instead of being organized as a traditional literature reviews, the chapters actually emphasize the scientific contribution of the author’s publications in each of these fields.
  • ItemTese de livre-docência
    Ultra-som para predição da composição e características de carcaça em bubalinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-01-22) Jorge, Andre Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho teve como objetivo avaliar características de carcaça por ultra-som de 28 bubalinos jovens Mediterrâneo terminados em confinamento e abatidos aos 450, 480, 510 e 540 kg de peso vivo (PV). Foi utilizado um equipamento de ultra-som Piemedical Scanner 200 Vet, com transdutor linear de 178 mm e 3,5 MHz, a cada intervalo de aproximadamente 28 dias, para obter a área do longíssímus dorsí (ALOU), espessura de gordura subcutânea (EGSU) entre a 12ª e 13ª costelas e a espessura de gordura na picanha (EGP8U), sob o terço superior do músculo bíceps femorís. Após atingirem os pesos de abate pré-estabelecidos, os animais foram abatidos e obteve-se o peso de carcaça quente (PCQ) e o rendimento de carcaça (RC). Após 24 horas de resfriamento, as carcaças foram seccionadas entre a 12a e 13a costelas e obtidas a área do longíssímus dorsí (ALOC), a espessura de gordura (EGSC) e a espessura de gordura sob o bíceps femorís (EGP8C) na carcaça. As correlações entre as medidas por ultra-som e na carcaça foram de 0,96 entre ALOU e ALOC, de 0,99 entre EGSU e EGSC e de 0,91 entre EGP8U e EGP8C. Equações de regressão utilizando o peso vivo (PV), ALOU, EGSU e EGP8U explicaram 95% da variação do PCQ quando a medida foi realizada imediatamente antes do abate. As equações para estimar o RC utilizando as mesmas características explicaram cerca de 32% da variação quando a medida foi realizada imediatamente antes do abate. O peso da porção comestível do corte traseiro a partir de medidas efetuadas por ultra-som e na carcaça é predito com maior magnitude que a percentagem da porção comestível. Os resultados indicam que as equações para as medidas ultra-sônicas apresentaram boa acurácia e podem ser utilizadas para estimar diferenças entre grupos de animais, mas há a necessidade de mais estudos envolvendo maior número de animais e de outros grupos genéticos de bubalinos.
  • ItemTese de livre-docência
    Aspectos da dinâmica, seleção e maturação folicular em éguas pônei
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12-06) Meira, Cezinande de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho envolveu três experimentos: Influência da imunização passiva contra estradiol (E2) e a aspiração do maior folículo (F1) no momento do desvio folicular esperado, sobre a ocorrência do desvio folicular observado. Também foi objetivo verificar o efeito desses tratamentos sobre o perfil de hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e inibina total circulante. Para tanto, os animais foram imunizados com dose única de soro anti-E2 (G anti-E2) ou o F1 foi aspirado no momento do desvio esperado (GAF1). O plasma sangüíneo foi obtido no período pré e póstratamento. O intervalo entre o dia da aplicação do soro (desvio esperado) e o dia da detecção do desvio foi em média o mesmo para o G anti-E2 e controle. No GAF1, a eliminação do maior folículo provocou atraso no momento da detecção do desvio folicular entre o segundo (F2) e o terceiro (F3) maior folículo, comparado ao controle. Em ambos os tratamentos o perfil de FSH, LH e inibina total foi similar ao controle. O experimento 2 tratou de um projeto piloto visando dominar a técnica de colheita de fluido dos grandes folículos ovarianos por meio de punção com agulha fina e o efeito desse procedimento sobre o folículo e às concentrações hormonais. Foram utilizados dois grupos de animais, G1 o folículo foi mantido intacto (controle) e G2 foi utilizada uma punção folicular quando o maior folículo atingiu diâmetro ~35 mm. Ultrasonografia ovariana foi realizada desde o ínicio da detecção de um folículo ~25mm, seguindo até a detecção da ovulação. O terceiro experimento objetivou verificar a influência de gonadotrofina coriônica humana (hCG) em folículos de 30 ou 35mm sobre as concentrações de hormônios esteróides e fatores intrafoliculares. A colheita do fluido folicular foi realizada imediatamente antes e 30 horas após a aplicação... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)