Estabelecimento de colônia de Lutzomyia (L.) longipalpis (Diptera:Psychodidae) e testes de túnel de vento para avaliação de substâncias atrativas para Flebotomíneos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-16

Autores

Machado, Vicente Estevam [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) são incriminados na transmissão das leishmanioses. A criação destes insetos em laboratório é considerada complexa, porém é importante para que testes na área de comportamento e ecologia química sejam realizados. Um dos ramos da chamada ecologia química, avalia compostos voláteis, os quais podem ser liberados por hospedeiros ou sintetizados em laboratório, com poder atrativo para insetos hematófagos. Vem sendo bastante estudada para o grupo dos culicídeos, mas para flebotomíneos estes estudos ainda são escassos. Neste estudo foi feito o estabelecimento da colônia da espécie Lutzomyia (L.) longipalpis, coletados em Ipecaetá - BA, importante vetor da leishmaniose visceral nas Américas, e realizado testes de atratividade utilizando alcoóis (1-octen-3-ol, 1-octanol, 1-heptanol e 1- nonanol), em túnel de vento no laboratório de Parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, campus de Araraquara. Os testes foram feitos com fêmeas e machos, da colônia previamente estabelecida. Os resultados mostraram que as fêmeas apresentaram melhor resposta para os compostos nonanol e octenol e os machos para os compostos octenol, nonanol e heptanol.

Descrição

Palavras-chave

Flebotomineo, Leishmaniose, Psychodidae, Diptero, Leishmaniasis

Como citar

MACHADO, Vicente Estevam. Estabelecimento de colônia de Lutzomyia (L.) longipalpis (Diptera:Psychodidae) e testes de túnel de vento para avaliação de substâncias atrativas para Flebotomíneos. 2014. 32 f. , 2014.