Livros - Ciências Biológicas (Zoologia) - IBB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • ItemLivro
    Pantanal: fauna, flora e paisagens
    (Cultura Acadêmica, 2014) Damasceno Júnior, Geraldo Alves; Simões, Marcello Guimarães [UNESP]; Trevelin, César Claro [UNESP]; Manoel, Pedro Sartori [UNESP]; Guimarães, Elza [UNESP]; Freitas, Antônio Carlos de; Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]; Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]; Niero, Iara Roberta de Azevedo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho está vinculado ao projeto de extensão universitária “Paisagens do Brasil: galeria digital de fotos e vídeos sobre a flora e fauna do Pantanal”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, cujo objetivo é produzir e divulgar material didático com conteúdos atualizados para estudantes e professores do ensino básico, especialmente nas áreas de Ciências, Biologia e Geografia. Pantanal: paisagens, flora e fauna é composto de textos e fotos relacionados ao Pantanal brasileiro, com enfoque em formações vegetais, fauna e aspectos físicos característicos da região. As fotos presentes no livro foram feitas na região do Passo do Lontra, localizada no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Situado no centro da América do Sul e inserido na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal se constitui como uma das maiores extensões de terras alagadas contínuas do planeta, ocupando não apenas áreas brasileiras, mas também paraguaias e bolivianas. O livro mostra que se trata de um conjunto de paisagens distintas, diversificadas e complexas, relacionadas principalmente às sub-bacias hidrográficas que formam o rio Paraguai, com os tipos de solos, rochas e estruturas geológicas que, sendo diferentes entre si, influenciam na distribuição da fauna e da flora.
  • ItemLivro
    Plantas que atraem aves e outros bichos
    (Cultura Acadêmica, 2014) Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]; Naide, Suyen Safuan [UNESP]; Pagnin, Daniel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro é desdobramento de um projeto sobre as aves do Jardim Botânico do Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu, São Paulo, realizado entre 2010 e 2013 e durante o qual foi produzido um amplo registro fotográfico do comportamento alimentar de aves e de outros animais que frequentam o local, assim como da relação dos animais com a rica e variada vegetação ali existente. Com base neste acervo de fotos das aves se alimentando, os pesquisadores selecionaram uma lista de plantas que o público em geral poderia se interessar em cultivar em jardins e quintais. A intenção é também a de estimular instituições públicas e empresas privadas a incluírem, em seus projetos de paisagismo, espécies de plantas nativas que atraem aves, de modo a ajudar a combater o franco processo de degradação dos ambientes naturais brasileiros. Ricamente ilustrado, o livro traz informações sobre as características gerais das plantas, a altura que podem elas atingir, os períodos de floração ou frutificação e as aves e outros animais que se alimentam delas. Ícones gráficos indicam as cores dos frutos maduros e as cores de suas flores.