Os cinco sentidos na trilha

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Data

2005

Autores

Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]
Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]
Rossi, Débora Tofoli [UNESP]
Salvador, Jonas Felipe [UNESP]
Santos, Talita Angélico dos [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162