Ambientalização curricular em escola de ensino integral

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Loretto, Jéssica Arantes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aimed to analyze the presence of environmental issues in an Integral Education School in interior of the São Paulo State, and the way they are presented in official documents and represented by school managers and teachers. Through document analysis and questionnaires answered by managers and teachers were possible to perform the triangulation of data considering the complementarity of these results. The research gives evidence of a review of existing curricula of Basic Education in São Paulo. We note that in this school there is the possibility of inclusion of this theme in regular classes, especially in Elective Courses. Note that still are not very experienced in everyday school life assumptions of Public Policies EA (National and State / SP) and the National Curriculum Guidelines of EA
O presente trabalho teve por objetivos analisar a presença de questões ambientais em uma Escola de Ensino Integral no interior do Estado de São Paulo, bem como a forma que elas são apresentadas nos documentos oficiais e representadas pelos gestores escolares e pelos professores. Por meio de análise documental e questionários aplicados aos Gestores e Professores foi possível realizar a triangulação dos dados pensando na complementaridade desses resultados. A pesquisa dá indícios de uma revisão dos Currículos da Educação Básica vigentes no Estado de São Paulo. Observamos que nesta escola existe a possibilidade de inserção dessa temática nas aulas regulares, especialmente em Disciplinas Eletivas. Nota-se que ainda são pouco vivenciados no cotidiano escolar os pressupostos das Políticas Públicas de EA (Nacional e Estadual/SP) e das Diretrizes Curriculares Nacionais de EA

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Curriculos - Avaliação, Política ambiental, Environmental education

Como citar

LORETTO, Jéssica Arantes. Ambientalização curricular em escola de ensino integral. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.