Modelagem matemática na modalidade online: análise segundo a teoria da atividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-22

Autores

Galleguillos Bustamante, Jeannette Emma [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa se desenvolveu num curso de formação continuada online para professores de matemática, no qual se tratou o tema de modelagem e aplicações usando-se a rede social Facebook para interação. O curso contemplou grupos de professores desenvolvendo uma tarefa que consistiu na proposta e resolução de um problema de modelagem. Cada grupo é visto como um sistema de atividade em que ocorrem inter-relações entre os sujeitos e seu mundo, trabalhando coletivamente para o desenvolvimento do sistema. O objetivo desta tese foi estudar como ocorre o desenvolvimento de Modelagem Matemática segundo a Teoria da Atividade. A pesquisa é de cunho qualitativo, na qual os professores participantes interagiram em grupos na proposta e resolução de um problema de modelagem, a partir de um tema do seu interesse. Os resultados indicam que a tarefa de modelagem atuou como um artefato que fez os professores se mobilizarem de uma proposta fechada a uma mais aberta e de uma abordagem de reprodução para uma que incluía construção de conhecimento. O interesse dos participantes pelo tema escolhido foi um energizador do desenvolvimento de modelagem e as tecnologias participaram no sistema com agency (poder de ação), consistentemente com a noção de Seres-humanos-com-mídias.
This research has been developed in an online continuing education course for mathematics teachers, in which the issue of modeling and applications, using the social network Facebook for interaction was addressed. The course included teachers groups developing a task, which consisted in the proposal and resolution of a modeling problem. Each group is seen as an activity system in which there are interrelations between the subjects and their world, working collectively for the development of the system. The aim of this thesis was to study how the development of mathematical modeling process occurs according to the Activity Theory. The research has a qualitative approach, in which participating teachers interacted in groups in the proposal and resolution of a problem of modeling, from a theme of interest. The results indicate that the modeling task acted as an artifact doing the teachers mobilize from a closed to a more open proposal and from a reproductive approach to one that included knowledge building. Participant’s interest in the chosen theme was an energizer of modeling development and technologies participated in the system with agency, consistently with the notion of human-with-media.
Esta pesquisa se desarrolló en un curso de formación continua online para profesores de matemática, en el cual se trató el tema de modelación y aplicación usando la red social Facebook para interacción. El curso contempló grupos de profesores desarrollando una tarea que consistió en la propuesta y resolución de un problema de modelación. Cada grupo es visto como un sistema de actividad en el que ocurren interrelaciones entre los sujetos y su mundo, trabajando colectivamente para el desarrollo del sistema. El objetivo de esta tesis fue estudiar cómo ocurre el desarrollo de modelación matemática según la Teoría de la Actividad. La investigación es cualitativa, en la que los participantes interactuaron en grupos en la propuesta y resolución de un problema de modelación, a partir d eun tema de su interés. Los resultados indican que la tarea de modelación actuó como un artefacto que hizo que los profesores se mobilizaran desde una propuesta cerrada hacia una más abierta y, de un enfoque de reproducción para uno que incluyera construcción de conocimiento. El interés de los participantes por el tema escogido fue un energizador del desarrollo de modelación y las tecnologías participaron en el sistema con agency (poder de acción), consistentemente con la noción de Humanos con Medios.

Descrição

Palavras-chave

Modelagem na Educação Matemática, Teoria sociocultural da atividade, Educação a distância, Formação continuada do professor, Seres-humanos-com-mídias

Como citar